6 de maio de 2025 - 16:02

Canadá não está à venda, diz premiê canadense ao lado de Trump sobre ideia de anexar país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou a ideia de anexar o Canadá aos Estados Unidos na primeira conversa presencial com o premiê do país, Mark Carney, nesta terça-feira (6), na Casa Branca.

Ao lado de Carney, o republicano disse que olha para o mapa e acha que faz todo sentido unir os países, dizendo ficar “muito bonito”. Afirmou ainda que os canadenses contariam com uma queda nos seus impostos.

Em resposta, o primeiro-ministro canadense rechaçou a ideia. “Não está à venda. Nunca estará à venda.”

Trump replicou: “Nunca diga nunca.” “Já tive muitas, muitas coisas que não eram possíveis, e acabaram se tornando possíveis”, disse o presidente americano.

Momentos antes da visita de Carney, o presidente americano fez um post agressivo na sua rede social, Truth Social, dizendo que os EUA não precisam de nada do país vizinho, um antigo aliado.

“Eu realmente quero trabalhar com ele, mas não consigo entender uma simples VERDADE — Por que os Estados Unidos estão subsidiando o Canadá em US$ 200 bilhões por ano, além de oferecer proteção militar GRATUITA e muitas outras coisas?” escreveu Trump

“Não precisamos dos carros deles, não precisamos da energia deles, não precisamos da madeira deles, não precisamos de NADA do que eles têm, exceto da amizade deles, que esperamos manter para sempre”, completou o presidente.

No início da visita de Carney no Salão Oval, Trump baixou o tom e disse que os canadenses escolheram uma “pessoa muito talentosa”.

Desde que tomou posse, em 20 de janeiro, o presidente americano adotou uma postura combativa em relação ao Canadá, um antigo aliado, inclusive referindo-se ao país sobre o “51º estado” dos Estados Unidos, em tom pejorativo.

Trump também impôs uma tarifa de 25% a boa parte dos produtos canadenses, alegando fazer parte de uma política para que os vizinhos impeçam o tráfico de fentanil aos EUA.

O primeiro-ministro do Canadá, do Partido Liberal, foi eleito em 28 de abril para suceder Justin Trudeau —a quem Trump se referia como o “governador Trudeau”— derrotando o partido conservador canadense;

Após a eleição na semana passada, os dois se falaram ao telefone, numa conversa a que a equipe do premiê canadense classificou como “muito construtiva”.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS