Líderes europeus chegaram a Kiev na manhã deste sábado (10) para mostrar seu apoio à Ucrânia e, juntamente com os Estados Unidos, pedir um “cessar-fogo completo” por 30 dias em Moscou, um dia depois de uma demonstração de força diplomática russa.
O presidente francês Emmanuel Macron, o recém-eleito chanceler alemão Friedrich Merz, e os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer, e da Polônia, Donald Tusk se reúnem na capital ucraniana com a intenção de dar uma resposta simbólica às comemorações do 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista realizada na sexta-feira (9) na Praça Vermelha, em Moscou, pelo presidente russo Vladimir Putin e mais de 20 líderes estrangeiros, incluindo o presidente chinês, Xi Jinping, e o brasileiro, Lula.
“Continuaremos a aumentar nosso apoio à Ucrânia. Intensificaremos nossa pressão sobre a máquina de guerra russa até que a Rússia concorde com um cessar-fogo duradouro”, alertaram os quatro líderes europeus em uma declaração conjunta, antes de se reunirem ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
noticia por : UOL