8 de maio de 2025 - 18:32

Neto de Billy Graham ensina 4 passos para identificar os falsos mestres; Aprenda

Diante do avanço de doutrinas que contrariam os ensinamentos bíblicos, o evangelista Will Graham, neto de Billy Graham, alertou os cristãos sobre a presença de falsos mestres e compartilhou orientações sobre como identificá-los.

Em uma reflexão publicada no site da Associação Evangelística Billy Graham, ele citou a passagem de 2 Pedro 2:10-16 como base para sua análise, afirmando que o problema é antigo, mas permanece atual.

“Na sociedade atual, crenças e ensinamentos falsos são frequentemente aceitos sem nunca serem testados. As pessoas acreditam que memes e comentaristas de TV são a fonte da verdade. Elas se apegam a boatos, mitos e boatos como se fossem a palavra final”, declarou Graham.

Segundo o evangelista, o surgimento de heresias no ambiente cristão não é um fenômeno moderno. Ele lembrou que já no primeiro século da era cristã, líderes religiosos se infiltravam nas igrejas com ensinamentos contrários ao Evangelho.

“Mesmo no primeiro século, falsos mestres invadiam igrejas e as pessoas compravam as mentiras que eles vendiam. Perto do fim de sua vida (provavelmente na prisão e prestes a ser executado pelos romanos), o apóstolo Pedro ficou muito preocupado com a heresia que se infiltrava nas igrejas da Ásia Menor”.

Will Graham explicou que, ao escrever sua segunda carta às igrejas, Pedro alertou os cristãos sobre os perigos representados pelos líderes hereges. Com base no texto bíblico, o evangelista elencou quatro sinais principais para identificar um falso mestre:

1. Orgulho

Graham afirmou que o orgulho é um traço marcante do falso mestre, que coloca sua própria autoridade acima da autoridade das Escrituras.

“A Escritura diz que um falso mestre é ‘presunçoso’ e ‘obstinado’. Em outras palavras, eles veem sua própria autoridade como tendo precedência sobre a autoridade da Bíblia”, observou.

“Talvez eles vejam a Bíblia como ‘inspirada’ por Deus, mas sintam que ela precisa ser atualizada para se adequar à sua compreensão moderna das normas sociais”.

2. Ignorância deliberada

Outro sinal, segundo o evangelista, é a rejeição consciente do conhecimento das Escrituras. Graham mencionou o versículo 12 de 2 Pedro 2, em que os falsos mestres são descritos como blasfemando “sobre o que não entendem”.

“Eles são deliberadamente ignorantes sobre as Escrituras. Na realidade, eles são muito parecidos com os descritos por Paulo em Romanos 1:25. Eles ‘trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente’”, declarou.

3. Luxúria

De acordo com Graham, a busca desenfreada pelo prazer também é um sinal de falsidade espiritual.

“A luxúria é resultado de amarmos a nós mesmos e ao prazer mais do que a Deus”, disse. “Os falsos profetas descritos por Pedro eram tão descarados que nem esperavam até a noite, mas praticavam abertamente a depravação durante o dia”.

4. Ganância

A ganância é outro traço destacado. Segundo o evangelista, os falsos mestres exploram financeiramente os outros e estão motivados por interesses pessoais.

“Eles cobiçavam a propriedade alheia e se esforçavam para explorar aqueles ao seu redor. Como exemplo, Pedro citou o profeta Balaão, do Antigo Testamento, que preferia riqueza e popularidade à obediência e à justiça”.

Ao encerrar sua mensagem, Will Graham incentivou os cristãos a manterem vigilância espiritual e compromisso com a leitura e o estudo das Escrituras:

“Meus amigos, como seguidores de Jesus Cristo, devemos sempre ver tudo através das lentes da própria verdade: a Bíblia. Eu os encorajo a dedicar tempo à Palavra de Deus, aprofundando-se nas Escrituras, meditando nelas e memorizando-as”, afirmou. “Quanto mais vocês compreenderem e internalizarem a Bíblia, mais fácil será discernir a verdade da mentira e a doutrina sólida do falso ensinamento”.

FONTE : Gospel Mais

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS