4 de maio de 2025 - 13:48

Imigrante guatemalteca que deu à luz nos EUA evita deportação rápida

Uma imigrante guatemalteca que cruzou a fronteira dos Estados Unidos com oito meses de gravidez e deu à luz no Arizona escapou da deportação acelerada após a governadora do estado interferir, informaram seu advogado e uma autoridade federal no sábado (3).

O caso da mulher de 24 anos ganhou atenção porque o advogado Luis Campos disse que agentes federais negaram que ela tivesse acesso a um hospital da cidade de Tucson após o parto na quarta-feira (30). Os agentes a informaram que estava programada sua deportação rápida por ter entrado ilegalmente no país.

O caso gerou preocupações sobre o tratamento de mães e bebês pegos na campanha anti-imigração do governo Donald Trump, levando a governadora democrata Katie Hobbs a contatar autoridades federais, de acordo com a mídia local.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) informou que a mulher foi colocada em processo normal de deportação e terá chance de recorrer em seu caso.

“A mulher foi transferida para o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), divisão de Operações de Execução e Remoção, com data marcada para comparecer perante um juiz de imigração,” disse um porta-voz da CBP. “A criança permanece com a mãe.” O ICE não respondeu a perguntas da reportagem.

Campos disse que a mulher, identificada apenas como Erika, fugiu de uma “situação de violência” na Guatemala, segundo sua mãe, que solicitou que ele a representasse.

Ela caminhou por dois dias no deserto de Sonora antes de ser detida a cerca de 80 quilômetros ao sul de Tucson, disse ele. Ela tem o direito de solicitar asilo por medo de retornar à Guatemala.

“Espero receber notícias hoje ou amanhã de que ela foi liberada,” disse Campos, acrescentando que advogados de imigração da cidade de Phoenix ofereceram ajuda a pedido da governadora Hobbs.

Um porta-voz da democrata disse à mídia local que seu gabinete contatou autoridades federais e locais sobre o bem-estar da mulher e do recém-nascido. “A governadora Hobbs tem sido clara em sua oposição a práticas desumanas de aplicação da lei de imigração,” disse o porta-voz, segundo a 13News.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS