28 de abril de 2025 - 15:13

Cristãos em declínio? “Não religiosos” superam católicos e evangélicos no berço do cristianismo

Um estudo do grupo de pesquisa Weltanschauungen (Fowid), divulgado neste mês, revelou que 47% da população alemã (39 milhões de pessoas) não possui afiliação religiosa, superando pela primeira vez o total de cristãos (45% ou 38 milhões) evangélicos e católicos.

Entre os religiosos, 24% são católicos romanos, 21% protestantes, 3,9% muçulmanos e 4,1% pertencem a outras comunidades.

Contexto histórico:

O declínio de fiéis que se consideram membros de alguma igreja nas principais denominações cristãs da Europa é uma tendência consolidada, o que parece estar se refletindo, agora, na pesquisa mencionada.

Entre 2021 e 2023, a Igreja Católica registrou as maiores perdas anuais, enquanto a Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), que reúne 20 denominações protestantes, já enfrentava reduções acentuadas antes de 2020.

Em 2024, ambas perderam aproximadamente 580.000 membros cada, totalizando mais de um milhão de abandonos — quarto ano consecutivo com essa marca.

Declarações

“As igrejas católica e protestante estão no mesmo patamar de declínio. A secularização avança em todas as regiões”, afirmaram os pesquisadores da Fowid.

Já o Relatório Anual do Escritório Federal para Migração e Refugiados destacou o crescimento de 80.000 muçulmanos no país em 2024, impulsionado por migrações e taxas de natalidade.

Fechamento de templos

Uma investigação do jornal Süddeutsche Zeitung em 2023 projetou o fechamento de cerca de 10 mil igrejas cristãs nas próximas décadas, devido à redução de fiéis.

Segundo o Evangelical Focus, Stefanie Lieb, professora de arquitetura da Universidade de Colônia, afirmou: “Até 2033, uma em cada quatro ou cinco igrejas não será mais usada para cultos”. Isto, porque, muitas já foram convertidas em restaurantes, academias ou lojas por novos proprietários.

Especialistas apontam que a transformação de igrejas em espaços laicos deve acelerar, enquanto líderes religiosos discutem estratégias para reter fiéis. A EKD e a Conferência Episcopal Católica alemã não comentaram os dados até o fechamento desta reportagem. Veja também:

Sinais de avivamento? Jovens europeus oram e vão aos cultos mais que seus avós, diz pesquisa

Assine o Canal

FONTE : Gospel Mais

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS