26 de abril de 2025 - 3:47

Importante congregação anuncia saída da Assembleia de Deus nos EUA

Em uma decisão inesperada para a liderança nacional da Assembleia de Deus nos EUA, a Igreja James River, considerada a maior congregação da denominação no estado do Missouri, anunciou a sua desfiliação da organização.

A decisão, tomada por unanimidade pelo Conselho Administrativo da igreja, foi comunicada publicamente durante um culto na última quarta-feira, 23 de abril.

“Recentemente, o Conselho Administrativo da Igreja James River decidiu encerrar nossa filiação denominacional formal com as Assembleias de Deus. Somos gratos pelas Assembleias de Deus e pretendemos continuar a parceria com elas de diversas maneiras — incluindo nosso apoio contínuo aos missionários e aos esforços missionários para levar o Evangelho ao redor do mundo”, afirmou a igreja em nota oficial.

A congregação, que registra uma frequência semanal de cerca de 16 mil pessoas, ressaltou que continuará comprometida com a doutrina pentecostal e com a missão de pregar a Bíblia.

Procurada pelo The Christian Post, a liderança da James River não respondeu às perguntas sobre as motivações ou o tempo de planejamento da saída. A Southern Missouri Ministry Network of the Assemblies of God, entidade que reúne igrejas filiadas na região, também não respondeu imediatamente às solicitações de esclarecimentos.

Don Miller, superintendente da rede, declarou: “A Igreja James River informou a Rede Ministerial do Sul do Missouri sobre sua decisão de deixar as Assembleias de Deus. Estamos cientes do impacto que a James River causou no Reino e somos gratos por tê-la como parte das Assembleias de Deus. Nas Assembleias de Deus, existe um processo em vigor para resolver questões dessa natureza, e a Southern Missouri seguirá esse processo”.

Um representante do escritório nacional da denominação, que não estava autorizado a se identificar publicamente, afirmou que a decisão da James River pegou todos de surpresa: “Eles informaram a todos, o público e o AOG, no culto de quarta-feira à noite. Não havia nenhum tipo de disputa. Não havia nenhum tipo de situação em andamento. Eles apenas anunciaram, e pronto”.

O representante acrescentou: “A Igreja James River tem um rico legado de ministério e serviço dentro das Assembleias de Deus, e nossas orações agora estão com eles pelas bênçãos de Deus e um ministério contínuo e eficaz”.

Fundada em 1991, inicialmente como Assembleia James River, a igreja já havia se envolvido em polêmicas nos últimos anos. Em 2023, o pastor principal John Lindell acusou publicamente o pastor Mark Driscoll de tentar derrubá-lo da liderança e dividir sua congregação, após críticas feitas a uma apresentação artística durante a Conferência dos Homens Mais Fortes.

Na mesma época, a igreja também chamou atenção nacional quando Lindell afirmou, durante uma transmissão ao vivo, que um milagre teria ocorrido em que uma fiel viu seus dedos amputados crescerem novamente, o que gerou ampla repercussão e pedidos de comprovação do episódio.

Até o momento, a Igreja James River não indicou alterações em suas práticas de fé ou estrutura interna, apenas a desvinculação formal da maior denominação pentecostal do mundo.

FONTE : Gospel Mais

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS