A cantora Amanda Wanessa fez aniversário e o marido, Dobson Santos, publicou uma foto de seu atual estado, com um versículo de gratidão a Deus.
A cantora pentecostal está em casa desde que recebeu alta hospitalar em outubro de 2022. Desde o acidente que quase tirou sua vida, em 04 de janeiro de 2021, já se passaram mais de 1500 dias. Amanda Wanessa ainda está sob cuidados médicos e monitoramento constante, o chamado home care.
“‘Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre’ (Salmos 100:5)”, escreveu Dobson Santos na página da artista no Instagram.
“Hoje celebro com coração grato o dom da vida que Deus te concede. Em cada dia, Ele te presenteia com novas oportunidades e bênçãos. Agradeço a Ele por sua infinita misericórdia, por te guiar com amor e te fortalecer nos momentos de dificuldade. Que a presença do Senhor continue iluminando nosso caminho, nossa família, nossas vidas e que você seja sempre digna de Sua graça. Parabéns anjo! Nós Te amamos. ‘Fé + Fé = Milagre’”, acrescentou Santos.
Há pouco mais de um ano, o marido de Amanda Wanessa publicou um vídeo gravado antes do acidente com a cantora interpretando a música É Adorar, dos compositores Anderson Silva de Pontes e Anderson Rangel.
“É adorar quando Deus não responde; É adorar quando a dor te consome; Adorar a Deus acima de tudo”, canta a artista no vídeo.
Coma vigil
Em abril de 2023, meses depois de sua esposa ter recebido alta hospitalar, Dobson Santos divulgou um boletim médico que descrevia a situação de Amanda Wanessa como irreversível.
No documento o hospital descreve que a cantora está em “coma vigil”, respira sem a ajuda de aparelhos, realiza fisioterapia cinco vezes por semana e recebe acompanhamento médico uma vez por semana.
O boletim indica que Amanda Wanessa “vem evoluindo com estabilidade clínica, metabólica e hemodinâmica” e com “bom padrão respiratório, respirando em ar ambiente, sem acesso venoso”.
De acordo com entrevista concedida pelo médico Afonso Carlos Neves ao jornal Folha de S. Paulo em 2005, o estado de “coma vigil” é também chamado de “estado vegetativo persistente”.
Neurologista, Neves explicou na ocasião que o coma vigil “é um estado em que só sobra a parte ‘automática’ de funcionamento do cérebro”, e acrescentou que “teoricamente, não existe melhora”.
“O cérebro tem um funcionamento automático, como por exemplo, estado de sono e vigília, que aparece também nos animais. São algumas reações de básicas de reflexo, como sucção, ou reação de acompanhamento do olhar. Mas isso acontece de maneira automática. No estado vegetativo persistente, a pessoa não tem mais função voluntária”, declarou Neves ao comentar um caso ocorrido nos Estados Unidos.
O boletim médico divulgado pelo marido de Amanda Wanessa encerra a descrição de seu estado de saúde dizendo que não há “previsão de alta domiciliar pela cronicidade do quadro clínico”.
FONTE : Gospel Mais