22 de fevereiro de 2025 - 15:17

É #FATO: vídeo mostra 'picolés' de carros em rua com água congelada após inundação em Detroit


Rompimento de tubulação inundou bairro residencial em cidade nos EUA, onde temperaturas chegaram a marcar -15°C. País enfrenta inverno especialmente rigoroso por causa de avanço do fenômeno climático chamado vórtice polar. ‘Picolé de carros’ em Detroit
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra diversos carros em meio à água congelada após uma recente inundação em Detroit, nos Estados Unidos. É #FATO.
selo fato
g1
📌 O que há no vídeo?
A gravação de 18 segundos, feita com um celular, mostra a situação que uma moradora de Detroit, em Michigan, enfrenta para sair de casa em um dia de baixíssimas temperaturas.
Na rua, há carros parcialmente imersos em uma grossa camada de gelo. Ao fundo, é possível ouvir sirenes.
O conteúdo foi publicado em 18 de fevereiro de 2025 no perfil do TikTok de Yeni Sevilla, uma moradora da região afetada — republicado no X por outra pessoa, chegou a 15 milhões de visualizações e mais de 141 mil curtidas.
A cena inusitada gerou dúvidas nas redes sociais sobre a veracidade do registro.
✅ Por que o conteúdo é verdadeiro?
Uma ferramenta de detecção apontou que o vídeo não foi feito com inteligência artificial.
Em 18 de fevereiro de 2025, o prefeito de Detroit, Mike Duggan, detalhou em uma entrevista coletiva a causa da inundação: a tubulação do sistema hídrico havia se rompido na noite anterior, provocando inundações que se estenderam por diversos quarteirões no sudoeste da cidade.
As baixíssimas temperaturas do rigoroso inverno enfrentado pelos Estados Unidos fizeram com que a água congelasse.
No site oficial da prefeitura de Detroit, foram publicadas orientações de como as pessoas atingidas podem solicitar ajuda da administração municipal.
Há vídeos feitos por residentes de Detroit que apresentam outros ângulos do incidente.
▶️ Como foi feita a checagem?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo de 18 segundos à plataforma Hive Moderation, que identifica manipulações feitas com IA. Resultado: probabilidade de 0% de esse recurso ter sido usado para produzir o conteúdo.
O perfil de Yeni Sevilla no TikTok tem oito postagens que exibem a inundação, o posterior congelamento na água na rua e o trabalho das autoridades locais parar reparar os danos.
Outros moradores também usaram as suas contas de TikTok para dimensionar o tamanho do estrago. Um vizinho de Yeni gravou um vídeo patinando no quintal e afirmou: “a única coisa boa da inundação de Detroit é o gelo”.
Relatos na imprensa internacional informam que a inundação ocorreu após o rompimento de uma tubulação que bombeia água do rio Detroit, na noite de 17 de fevereiro de 2025. O incidente fez surgir uma grande cratera na área.
Com o frio intenso, a água congelou nas ruas. Uma reportagem publicada em 15 de fevereiro de 2025 no g1 mostrou que esta seria uma semana excepcionalmente gelada em boa parte dos Estados Unidos.
O país enfrenta “invasões” repetidas do vórtice polar. Esse fenômeno climático, que impulsiona o ar gelado do Ártico para o sul, costuma ocorrer duas ou três vezes em um inverno normal. Neste ano, porém, essa foi a décima ocorrência.
Na madrugada de 18 de fevereiro de 2025, os termômetros de Detroit, que fica perto da fronteira com o Canadá, chegaram a marcar -15°C.
Uma autoridade da cidade consultada pela agência de notícias Associated Press informou que mais de 400 residências foram afetadas pela inundação, levando à retirada de 200 pessoas.
Até a última atualização desta reportagem, o fornecimento de energia elétrica não havia sido resbatelecido em cerca de 70 casas, 174 estavam com os porões alagados, e 174, com aquecedores quebrados.
A prefeitura de Detroit anunciou que iria usar recursos municipais para alojar as famílias afetadas em hotéis, até a conclusão dos trabalhos de contenção de vazamentos e de drenagem.
Veja também
É #FAKE que mamografia aumenta o risco de câncer de mama
É #FAKE que mamografia aumenta o risco de câncer de mama
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
source
Fonte: G1

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS