No último dia 19 de fevereiro, o Hospital Universitário em Cuiabá, Mato Grosso, foi palco de um evento com forte carga emocional: o batismo de Leocir Tonetta, de 54 anos, que se encontra internado em cuidados paliativos.
O pedido para a cerimônia partiu do próprio paciente, que desejava dar um testemunho público de sua fé em Jesus, e foi prontamente atendido pela equipe do hospital.
A cerimônia foi organizada por líderes e membros da Congregação Cristã do Brasil e ocorreu no pátio do hospital, com a ajuda de uma maca para que Leocir pudesse ser batizado em uma piscina improvisada. O evento contou com louvores executados por uma orquestra, e emocionou o novo convertido, seus familiares e também a equipe médica e assistencial presente.
De acordo com Davi Fantinato, interno de Medicina do hospital, Leocir está em cuidados paliativos desde o ano passado, após ser encaminhado com uma complicação grave. “Esse pedido do batismo foi uma demanda dele e da família”, relatou o médico.
Ele também enfatizou a importância de proporcionar um cuidado integral ao paciente, que inclui não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional, psicológico e espiritual, aspectos essenciais no tratamento de pacientes em cuidados paliativos.
Naiara Tonetta, filha de Leocir, expressou sua gratidão à equipe hospitalar pelo atendimento humanizado, destacando que o pai chegou ao hospital em estado grave e, hoje, está sem dores e recebendo todo o suporte necessário. “Sinceramente, eu não esperava que haveria esse tratamento humanizado. Meu pai tem sido acolhido, bem recebido e amparado”, afirmou Naiara, emocionada.
O esforço da equipe hospitalar em proporcionar um cuidado completo, respeitando as necessidades do paciente em todas as suas dimensões, foi destacado na repercussão do caso, conforme informado pelo portal SóNotícias.
FONTE : Gospel Mais