22 de fevereiro de 2025 - 10:15

Premiê do Reino Unido diz estar 'pronto' para enviar tropas à Ucrânia para garantir acordo de paz


Medida serviria para evitar que Ucrânia voltasse a ser atacada pela Rússia após eventual acordo. Encontro de líderes europeus acontece nesta segunda-feira em Paris. Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer
REUTERS/Claudia Greco
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que está “pronto e disposto” a enviar tropas britânicas para a Ucrânia como parte de um possível acordo de paz na guerra contra a Rússia.
A declaração foi feita em um artigo exclusivo para o Daily Telegraph. Ele afirmou que garantir uma paz duradoura na Ucrânia “é essencial para dissuadir Putin [presidente da Rússia] de futuras agressões”.
A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques pela terra, pelo ar e pelo mar.
“Estou indo a Paris com uma mensagem muito clara para nossos amigos europeus: precisamos mostrar que levamos nossa defesa a sério e que estamos prontos para assumir nossa parte do ônus. Falamos sobre isso por tempo demais – e o presidente Trump está certo ao exigir que tomemos providências”, disse no artigo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nesta segunda-feira (17), o presidente francês Emmanuel Macron vai receber Starmer e outros líderes europeus para uma cúpula de emergência sobre a guerra na Ucrânia.
O encontro acontece depois que autoridades norte-americanas sugeriram que a Europa não teria nenhum papel em nenhuma negociação para encerrar o conflito.
O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu os aliados europeus na Otan e na Ucrânia na semana passada quando anunciou que havia mantido uma ligação com Vladimir Putin sem consultá-los e que iniciaria um processo de paz.
Neste domingo (16), Trump disse que acredita que poderá se encontrar “muito em breve” com o presidente russo para discutir o fim da guerra. Autoridades dos dois países devem se reunir nos próximos dias na Arábia Saudita para iniciar as conversas.
Em seu artigo, Starmer destacou que “o Reino Unido está pronto para desempenhar um papel de liderança na aceleração do trabalho sobre garantias de segurança para a Ucrânia”.
“Isso inclui mais apoio às forças armadas ucranianas, com o Reino Unido já comprometido a destinar 3 bilhões de libras por ano até pelo menos 2030. Mas também significa estar pronto e disposto a contribuir para essas garantias de segurança, inclusive colocando nossas próprias tropas em solo, se necessário.”
E ele continua: “Não digo isso levianamente. Sinto profundamente a responsabilidade de potencialmente colocar militares britânicos em risco. Mas qualquer papel na garantia da segurança da Ucrânia também garante a segurança do nosso continente e do nosso país.”
Ligação de Putin e Trump choca Europa e presidente da Ucrânia diz que não aceitará acordo sem participar de negociação
source
Fonte: G1

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS