11 de fevereiro de 2025 - 16:19

Contra mototáxi, Prefeitura de SP faz campanha com motoboy cadeirante

Regulamentado desde 2009, o serviço de motoboy é, literalmente, celebrado na cidade. Desde 2016, o dia 27 de julho é o Dia do Motoboy. Indispensáveis para a rotina dos grandes centros urbanos, eles têm uma das maiores jornadas de trabalho: em média, 46 horas semanais, enquanto os outros profissionais brasileiros trabalham, em média, 39,5 horas, segundo o IBGE.

Não há dados sobre o número de motoboys e entregadores na capital paulista. Ainda segundo o Instituto, 1,5 milhão motociclistas trabalhavam com aplicativos em todo o Brasil em 2023 — 39,5% (589 mil) eram entregadores.

Contra os mototáxis, a prefeitura diz que se baseia no aumento de mortes e lesões para vetar o mototáxi. Ela afirma que o crescimento de acidentes e mortes na cidade é proporcional ao crescimento da frota, com um salto de 35% nos últimos dez anos: de 833 mil em 2014 para de 1,3 milhão em 2024. Já as mortes saltaram 22% de janeiro a novembro de 2023 (350 óbitos) para 427 no mesmo período de 2024, mesmo com a implantação pela prefeitura da Faixa Azul, exclusiva para motociclistas.

Quem usou a Faixa Azul, no entanto, esteve mais seguro. O número de óbitos nessas vias caiu 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito. Foram 36 mortes em 2023 contra 19 no ano passado. Circulam diariamente cerca de 500 mil motociclistas pelos 212 quilômetros de Faixa Azul em 34 vias da cidade de São Paulo até dezembro do ano passado — 40% da frota total de motos.

Motos utilizam Faixa Azul da avenida 23 de Maio
Motos utilizam Faixa Azul da avenida 23 de Maio Imagem: Divulgação

Prefeitura X Uber e 99

A confusão começou porque o mototáxi é regulamentado em âmbito federal, mas cada município estabelece suas normas. Em São Paulo, por exemplo, um decreto de 2023 proíbe o serviço, o que provocou o conflito.

noticia por : UOL

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