6 de fevereiro de 2025 - 1:48

Foi picado por cobra ou escorpião? Saiba onde encontrar o soro em Cuiabá

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTEMT

No período de chuva, é comum que alguns animais peçonhentos venenosos saiam de seus esconderijos e busquem abrigo em outros locais, indo parar dentro das casas. E é nesse momento que os acidentes acontecem, sendo a maioria deles causados por cobras ou escorpiões. Mas, se você for vítima da picada de algum deles, sabe como se proteger?

A dúvida, que muitas vezes coloca a vida das pessoas em risco, é bem simples de responder. Atualmente, Cuiabá conta com um Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX) instalado dentro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), ou seja, é esse Centro que fica responsável por atender os pacientes vítimas de animais peçonhentos e é nesse local que ficam armazenados os soros que serão capazes de neutralizar o veneno injetado no corpo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Mesmo que essa situação pareça incomum, no período das chuvas esses acidentes acontecem com bastante frequência porque além de terem tido seus habitats alagados, esses animais também aproveitam o momento de abundância de comida para saírem dos esconderijos e se alimentarem, fortalecendo a reprodução das espécies e aumentando o perigo para a população.

Com esse contato mais próximo entre os animais e os seres humanos, é preciso estar atento ao ambiente para evitar ser picado por um deles e, se isso vier a acontecer, é preciso procurar um atendimento médico imediatamente, indo diretamente no HMC. Já para os pacientes e profissionais de unidades de saúde de municípios do interior que precisarem de orientação ou atendimento, basta entrar em contato com o telefone 0800-722-6001, que funciona 24 horas. Além da picada, seja de cobra ou escorpião, ser muito dolorosa, dependendo da espécie do animal, ainda pode levar à morte.

Atenção aos sintomas!

De acordo com o Instituto Butantan, maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, a picada de cobra costuma ser muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, além da dor e inchaço local, também podem haver sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.

Já no caso da picada de escorpião, os sintomas costumam ser leves e incluem dor e inchaço local. Contudo, em casos mais graves, a dor pode ser ainda mais intensa, similar a uma queimadura, e incluir espasmos musculares, sudorese e salivação.

Se for picado, a orientação é:

– Lavar a área afetada com água e sabão;
– Evitar se mexer o máximo possível para não contribuir para a propagação do veneno;
– Procurar atendimento imediato no CIATOX, localizado dentro do HMC;
– Prestar informações sobre o animal ao profissional de saúde para que ele identifique qual o melhor tratamento.

Em hipótese alguma:

– Use torniquetes, garrotes ou faça perfurações no local da picada;
– Sugue o veneno ou aplique qualquer substância na área afetada;
– Beba álcool, querosene, gasolina ou qualquer outro solvente para aliviar a dor.

Saiba como se prevenir

– Evite deixar a água parada dentro de casa ou em locais próximos a sua residência;
– Remova entulhos, restos de obras e outros materiais acumulados que sirvam de esconderijo para os animais;
– Controle a presença de baratas no seu imóvel, afinal, elas são a principal fonte de alimento dos escorpiões;
– Instale telas nos ralos e janelas e feche frestas das portas para impedir a entrada de cobras ou escorpiões pelas redes de esgoto;
– Verifique roupas e calçados sempre antes de usá-los, afaste camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;
– Use sempre calçados fechados e de cano alto ao andar ou trabalhar em uma região de mata;
– Não coloque as mãos em buracos desconhecidos e, se for necessário para limpar o local, use sempre luvas grossas para manipular o lixo, folhas secas, lenha, palha e outros.

FONTE : ReporterMT

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS