5 de fevereiro de 2025 - 19:07

Após Trump, Argentina anuncia saída da OMS


Medida ocorre dias após Trump ter retirado financiamento dos EUA ao órgão de Saúde, vinculado à ONU. Presidente da Argentina, Javier Milei.
Ciro De Luca/ Reuters
A Argentina se retirará da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou o porta-voz presidencial Manuel Adorni nesta quarta-feira (5).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A medida do governo argentino ocorre dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter assinado uma ordem executiva no dia da posse determinando a retirada do país da OMS. Os EUA eram os principais financiadores do órgão internacional de Saúde, vinculado à ONU.
A saída da Argentina da OMS será oficializada por meio de um decreto que será assinado por Milei, segundo o jornal argentino “La Nación”. A saída do organismo internacional é a primeira medida tomada pelo governo Milei, que pretende continuar nos próximos dias com sua retirada de outros espaços, segundo fontes do jornal argentino.
Ainda de acordo com o “La Nación”, o argumento oficial utilizado pelo governo argentino é o custo de ser membro do organismo, estimado em cerca de US$ 10 milhões por ano (cerca de R$ 58 milhões). Além disso, acrescentaram que é preciso considerar os gastos com salário, diárias e assessores do representante argentino na entidade.
O governo argentino se aproximou do americano após Javier Milei ter assumido, em dezembro de 2023. Conservadores, Milei e Trump têm alinhamento ideológico e o argentino segue os passos de Trump.
Argentina de Milei: o que mudou um ano após o Plano Motosserra
source
Fonte: G1

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS