Painel de dados é um site acessível por assinatura que reúne dados vazados de milhões de brasileiros.
Com poucos cliques, é possível descobrir nome, CPF, endereço, renda e score de crédito.
Ter esses dados facilmente acessíveis já é um problema em si, pois as fontes dessas informações são geralmente vazamentos criminosos, e a maioria das pessoas não têm noção de que suas informações estão por aí.
Segundo delegados e especialistas da área de segurança, no entanto, esses painéis são usados para que criminosos apliquem golpes virtuais.
O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, entrevista nesta quinta-feira o repórter Guilherme Tagiaroli sobre a reportagem “‘Painel de dados‘ dá aos golpistas tudo de que precisam”.
“Com o painel aberto, o golpe fica muito mais convincente. O criminoso consegue se passar por um banco facilmente”, conta Tagiaroli, durante conversa com Toledo.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram um aumento em estelionato e golpes virtuais comparados com roubos.
O início dessa tendência ocorreu em 2021, durante a pandemia, quando mais pessoas tiveram que se digitalizar para receber benefícios do governo —como resultado, crimes virtuais passaram a “compensar mais” que os realizados na rua.
Toledo teve acesso a um painel e se surpreendeu com as informações que obteve sobre si.
“Tem nove páginas sobre mim. E lá tem coisas como não só apenas o carro que eu tenho hoje, como o carro que eu tive quando eu aprendi a tirar carta, né? Tem até o endereço onde os meus pais moravam antes de eu nascer”, afirma.
O bate-papo ainda explora o papel da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a possível origem de dados dos vazamentos, como os golpes são aplicados e dicas para não cair nas tentativas de golpe.
O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.
noticia por : UOL