18 de janeiro de 2025 - 8:28

No fim do mandato de Biden, Lula agradece a parceria e destaque trabalho no meio ambiente

Em publicação nas redes sociais, Lula destacou os avanços obtidos na defesa da democracia, na agenda climática e nos direitos dos trabalhadores, ressaltando o papel crucial da colaboração entre as duas nações. No encerramento do mandato de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou gratidão pela parceria estabelecida entre Brasil e EUA nos últimos dois anos. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou os avanços obtidos na defesa da democracia, na agenda climática e nos direitos dos trabalhadores, ressaltando o papel crucial da colaboração entre as duas nações.
“Quero expressar meu reconhecimento ao presidente @joebiden pelo trabalho conjunto ao longo dos últimos dois anos. Nossas ações coordenadas em prol da defesa da democracia, da agenda climática e da parceria pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras demonstraram o quanto Brasil e EUA podem realizar juntos em busca de um mundo mais justo e de um planeta sustentável”, escreveu Lula.
Lula é caloroso com Biden, Macron, Meloni e Xi Jinping, e frio com Milei
Foco na agenda ambiental
A cooperação na área ambiental foi um dos principais pontos destacados por Lula. Durante o mandato de Biden, os Estados Unidos demonstraram apoio a iniciativas brasileiras para a preservação da Amazônia e o combate ao desmatamento. Em 2023, o governo norte-americano comprometeu-se com um aporte de US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia, reforçando o compromisso bilateral com a sustentabilidade.
Além disso, Brasil e EUA se alinharam em discussões internacionais sobre mudanças climáticas, incluindo a COP28, em que ambos os países defenderam ações mais ambiciosas para limitar o aquecimento global.
Democracia e direitos trabalhistas
Lula também mencionou a colaboração na defesa da democracia e na promoção dos direitos trabalhistas. O alinhamento entre os dois governos foi visível em momentos críticos, como o apoio mútuo após ataques à democracia em ambos os países – a invasão do Capitólio, nos EUA, e os atos golpistas de 8 de janeiro, no Brasil.
No campo trabalhista, as iniciativas conjuntas priorizaram discussões sobre condições dignas de trabalho, igualdade salarial e proteção social em fóruns internacionais como o G20 e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
source
Fonte: G1

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS