10 de janeiro de 2025 - 15:58

Melhor do mundo, Vinicius Junior não é o mais valioso do mundo

Há menos de um mês, Vinicius Junior chegou lá. Obteve o que Neymar não conseguiu e faturou o prêmio de melhor do mundo em eleição da Fifa (The Best).

No topo da lista dos melhores futebolistas, o brasileiro não está no alto de outra, a dos jogadores com o maior valor de mercado, produzida pelo Cies (Centro Internacional de Estudos Esportivos), fundação suíça criada em 1995 pelo tripé Fifa-cidade de Neuchâtel-Universidade de Neuchâtel.

Dois anos atrás, Vini Jr. era o jogador mais valioso do mundo no levantamento do Cies. Valia em janeiro de 2022 166,4 milhões de euros, superando o inglês Phil Foden (152,6 milhões) e o norueguês Erling Haaland (142,5 milhões).

De lá para cá, ao atacante do Real Madrid valorizou-se, tornando-se astro do supertime espanhol, com duas Champions League conquistadas (2022 e 2024) e marcando gol em cada uma dessas finais.

Atualmente, em um mercado que se mostra inflacionado, o Cies avalia o camisa 7 em 205,7 milhões de euros (R$ 1,279 bilhão), mais do que valem, conforme estudo publicado no ano passado pela consultoria Sports Value, clubes como Santos, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e Vasco.

Para estabelecer o valor de cada jogador, o centro utiliza um modelo estatístico com uma série de variáveis, entre as quais a importância do time em que ele atua e os resultados obtidos, a duração do seu contrato e o tempo que falta para terminar, o desempenho em campo (como gols marcados e minutos jogados), as suas características (como a posição e a idade) e a participação recente na seleção de seu país.

Ficaram à frente de Vini Jr., 24, nesse estudo do Cies dois jogadores.

Na primeira posição está o meia-atacante inglês Jude Bellingham, 21, companheiro do brasileiro no Real (251,4 milhões de euros), e na segunda colocação figura o artilheiro Haaland, 24, centroavante do Manchester City (221,5 milhões de euros).

É perceptível que a idade tem um peso considerável no resultado geral, já que não há nenhum jogador no top 100 com mais de 29 anos. No top 10, o mais velho é o francês Kylian Mbappé, outro do Real, 26 anos recém-completados, e o mais novo, o espanhol Lamine Yamal, 17, do Barcelona.

O volante Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola, que ganhou a Bola de Ouro de melhor jogador em 2024, aparece somente no 73º lugar. Ele está com 28 anos.

No top 100, o Brasil conta, além de Vini Jr., com dez jogadores: Rodrygo (Real Madrid, 10º), Savinho (Man City, 13º), Gabriel Martinelli (Arsenal, 28º), Endrick (Real Madrid, 43º), Raphinha (Barcelona, 69º), Gabriel Magalhães (Arsenal, 70º), Evanilson (Bournemouth, 78º), Beraldo (PSG, 81º), Bruno Guimarães (Newcastle, 91º) e João Pedro (Brighton, 94º).

O Cies avaliou jogadores de 65 ligas, a ampla maioria na Europa (44), nove na América do Sul (incluindo o Campeonato Brasileiro da Série A) e nenhuma na África.

Os atletas mais valiosos que atuam no Brasil são Estêvão, 17, do Palmeiras, já negociado com o Chelsea (valor máximo estimado em 49 milhões de euros), Luiz Henrique, 24, do Botafogo (32 milhões), Yuri Alberto, 23, do Corinthians (23 milhões), Pedro, 27, do Flamengo (23 milhões), e Paulinho, 24, do Palmeiras (20 milhões).


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS