Em São Vicente, duas das seis praias estão impróprias (Milionários e Gonzaguinha). Dos 12 locais de banho de Praia Grande, seis não devem ser acessadas pelos turistas (Aviação, Vila Tupy, Vila Mirim, Maracanã, Real e Flórida).
No Litoral Norte, das 30 praias existentes em São Sebastião, sete foram reprovadas pela Cetesb (Cigarras, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte). Em Ubatuba, três (Itaguá, nos dois acessos, e do Lázaro) estão impróprias. Na Ilha Anchieta, na área do município, todas estão liberadas.
A Cetesb considera uma praia imprópria para banho quando a água apresenta mais de 100 colônias de bactérias por 100 ml de água, em duas ou mais amostras, em um período de cinco semanas. Quando uma praia é classificada dessa forma, a faixa de areia é sinalizada com bandeiras vermelhas
Situação em outras cidades
- Bertioga: todas as praias em boas condições
- Cubatão: Rio Perequê liberado
- Mongaguá: das sete, três estão impróprias (Central, Vera Cruz e Santa Eugênia)
- Itanhaém: de 12, duas estão impróprias (Sonho e Balneário Jardim Regina)
- Peruíbe: todas as praias estão liberadas
- Caraguatatuba: das 14 praias, uma é imprópria (Prainha)
- Ilhabela: de 19 praias, cinco estão impróprias (Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Feiticeira e Julião)
Como prevenir infecções?
A prevenção passa por cuidados básicos de higiene e pela atenção redobrada na manipulação e no consumo de alimentos e bebidas. Veja medidas recomendadas por infectologistas:
noticia por : UOL