No dia 13 de junho de 2024, o Exército Brasileiro, em uma operação coordenada pelo Comando Logístico (COLOG), deu início ao primeiro comboio logístico multimodal de donativos com destino ao Rio Grande do Sul. A ação é parte da Operação Taquari 2, conduzida pelo Ministério da Defesa para amenizar os efeitos da calamidade causada pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril.
O comboio multimodal transportará as doações recebidas pela Força Aérea que estão armazenadas na Base Aérea de Brasília e englobará os modais rodoviário, ferroviário e marítimo. Essa operação contará com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos e com a colaboração de empresas de logística do Brasil, evidenciando a sinergia de esforços da logística militar terrestre e da logística nacional em para atender às necessidades da população gaúcha.
No trecho rodoviário, sob responsabilidade do Comando Militar do Planalto, o comboio conduzirá cerca de 150 Toneladas de donativos, de Brasília (DF) até Anápolis (GO). Em seguida, com o apoio das empresas Brado e Rumo, que trabalham com logística de contêineres e transporte ferroviário no Brasil, será realizado o transporte por trem no trecho entre Anápolis e o Porto de Santos (SP). A Base de Apoio Logístico, como grande comando operacional do COLOG, coordenará a operação do terminal no Porto de Santos.
Por fim, com o suporte da empresa Aliança Navegação e Logística, especializada em transporte marítimo, os donativos seguirão via transporte de cabotagem até o Porto de Rio Grande (RS).
Com a chegada de mais esse comboio, o Exército Brasileiro terá contribuído com a entrega de aproximadamente 2.200 toneladas de suprimentos essenciais à população rio-grandense. Esse esforço é realizado com o planejamento e coordenação do Centro de Operações do Comando Logístico do Exército.
Fonte: EB