O nível do Guaíba segue abaixo dos 4 metros, de acordo com a mediação feita às 7h15 desta terça-feira (28/5), no Rio Grande do Sul. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a água está com 3,70 metros. A cota de inundação é de 3 metros.
Com o retorno das chuvas fortes na última sexta-feira (24/5), o Guaíba havia voltado a ultrapassar os 4 metros. Nessa segunda (27/5), o nível das águas teria abaixado, com 3,96 metros, ás 8h15.
No entanto, o estado gaúcho deve enfrentar, ainda, ventos de 80km/h e fortes chuvas devido a um ciclone extratropical que está se desenvolvendo em alto-mar
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva podem passar de 50 mm entre o Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, inclusive Santa Catarina. Já na quarta-feira (29/5), a previsão é de tempo seco.
Devido o ciclone, o nível da Lagoa dos Patos pode aumentar.
Balanço das enchentes
Até o momento, 53 pessoas seguem desaparecidas e 469 municípios estão afetados pelas enchentes. Mais de 77 mil pessoas foram resgatadas, e 169 morreram. As informações são do boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Fonte: Metrópoles