Quando era criança, Sasha Meneghel opinava no que sua mãe vestia para um desfile, um evento ou um show —Xuxa gostava de mostrar a prova dos looks para a menina antes de sair de casa. Certa vez, Sasha disse não ter gostado de uma roupa, no que foi prontamente atendida pela apresentadora, que apareceu minutos depois com uma nova opção.
Foi por influência de sua mãe que Sasha, hoje com 26 anos, desenvolveu uma relação de afeto com a moda, ao olhar para as combinações das roupas e opinar a respeito. Esta conexão a levaria, décadas mais tarde, a criar a sua própria marca de roupas, a Mondepars, apresentada ao público num desfile badalado no ano passado e que agora completa um ano com a agenda cheia.
Nesta sexta-feira, a Mondepars abre sua primeira loja, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, levando para as araras a mistura de peças de alfaiataria e básicos de luxo a qual se dedica e que já teve a aprovação do público quando teve uma loja temporária no mesmo lugar. Na próxima semana, desfila sua terceira coleção, a de inverno 2025, no Theatro Municipal de São Paulo.
É Sasha quem desenha as coleções e dá o direcionamento para a sua equipe de design criar “peças que sejam fáceis de entrar no guarda-roupas”, ela diz, numa chamada por vídeo a partir de sua sala no escritório da marca, em São Paulo. Sasha aparece na câmera vestindo uma blusa vermelha, seu rosto emoldurado pelos prédios da cidade ao fundo.
“Eu quero peças que se encaixem no seu dia a dia. A nossa marca não é aquele tipo de marca que você compra uma jaqueta ou um blazer e fala ‘ai, agora eu preciso comprar um sapato para combinar'”, ela afirma, acrescentando que as cores neutras, favoritas da Mondepars, “cansam menos”, embora o vermelho apareça em um ou outro produto.
Uma olhada nas ofertas da marca mostra peças descomplicadas, mas chiques, como camisas em tons de azul e vestidos longos pretos, e outras com uma leve pegada utilitária, a exemplo de calças cargo com bolsos nas pernas, um na altura dos joelhos e outro mais próximo aos tornozelos. Também há blazers oversize com os ombros estruturados, que ficariam bem no escritório ou num coquetel.
Sasha conta que olha para marcas como Saint Laurent, Alaïa e Margiela como fontes de inspiração, mas diz gostar mesmo de prestar atenção em períodos da história da moda, mais do que em estilistas específicos. Afirma ainda que mistura referências de época em roupas com cortes contemporâneos, como fez no vestido Sofí da Mondepars.
A modelagem da peça lembra o vestido balonê dos anos 1980, mas a saia tem menos volume, resultando num caimento mais próximo às pernas. Assim, a modelagem fica “mais versátil e atemporal”, diz Sasha.
Seus sucessos de público, no entanto, são outros. Segundo a estilista, os produtos mais procurados neste primeiro ano de marca foram as calças jeans retas e as bolsas, uma em formato de arraia feita com pele de cacto que imita couro e outra estilo tote confeccionada em couro real.
Ela se formou como diretora criativa primeiro com um estágio com Lenny Niemeyer, um dos maiores nomes da moda praia no Brasil, quando tinha menos de 18 anos. Depois, foi para Nova York estudar na Parsons, uma das principais faculdades de moda do mundo, onde se formaram os estilistas Tom Ford e Alexander Wang. Concluiu o curso durante a pandemia, quando também deixou os EUA, retornou à sua terra de origem e decidiu lançar a própria marca.
É claro que, como filha de uma das personalidades mais famosas do Brasil, e também modelo e influencer, Sasha naturalmente conquista toda a atenção para a sua marca —ou para qualquer empreitada a que se dedique. Afinal, ela foi uma criança, uma adolescente e agora é uma adulta com sua vida observada por um grande público.
“Eu reconheço 100% dos meus privilégios. Eu sei das portas abertas, das oportunidades, dos contatos que eu tenho através do meu nome, por eu ser uma nepo baby”, diz Sasha. A questão, acrescenta ela, “é o que eu vou fazer com essas oportunidades”.
“Isso em nenhum lugar diminui o meu esforço. Eu pretendo abraçar essas oportunidades com tudo o que eu tenho, porque a Mondepars para mim é um sonho.”
noticia por : UOL