12 de maio de 2025 - 16:02

Estradas federais concedidas devem ter cobertura de internet em toda extensão

Todas as concessões federais de rodovias do país passarão a oferecer cobertura de acesso à internet em 100% de sua extensão. Também devem fazer parte do pacote informações sobre os serviços que são oferecidos ao longo dos trajetos, além de recursos baseados em inteligência artificial.

Conforme informações obtidas pela Folha, as negociações estão em andamento entre representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e das 26 concessões rodoviárias federais em operação no Brasil. A previsão é que os acordos sejam fechados nas próximas semanas. A meta do governo é ter toda a malha coberta pelos sinais 4G até o primeiro trimestre de 2026.

A oferta de sinal de internet é precária em boa parte das estradas concedidas. A estimativa é que, dos cerca de 16.000 km de rodovias que, atualmente, são administrados pela iniciativa privada, apenas 40% tenham oferta de sinal para conexão com internet.

Segundo pessoas que acompanham o assunto, as empresas terão de instalar antenas e outros equipamentos que garantam a cobertura. O impacto financeiro dessas estruturas deve ter efeito pequeno sobre as tarifas de pedágios, por serem instalações baratas e terem custos diluídos em médio prazo, conforme cada contrato de concessão.

Procurada, a ANTT confirmou que os contratos antigos estão em fase de negociação com cada companhia e que as novas concessões já preveem esse tipo de oferta de serviço. A ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), que representa as companhias do setor, afirmou que “no momento, ainda não vai comentar o assunto”.

Para Ronei Glanzmann, diretor executivo da Moveinfra, que reúne concessionárias de serviços públicos, a medida não apenas atende a uma necessidade básica dos usuários de rodovias, como também abre um espaço para a oferta de novos serviços pelas empresas.

“A conectividade é uma necessidade atual. Isso gera mais segurança para as operações rodoviárias, dá mais interação aos usuários, motoristas e passageiros, proporcionando mais conforto e praticidade. A cobertura da internet nas rodovias pode gerar, ainda, novos negócios, como uso de inteligência artificial e inovação. Essa perspectiva é vista pelo setor privado de forma muito positiva”, disse Glanzmann.

Entre 2023 e 2024, o Ministério dos Transportes realizou nove leilões de concessão de rodovias federais, abrangendo aproximadamente 4.300 km de estradas, com investimentos totais de R$ 66 bilhões para obras de duplicação, ampliação de faixas e construção de contornos, ao longo dos próximos 30 anos.

Para 2025, o governo planeja realizar mais 15 leilões de concessão rodoviária, com investimentos estimados em R$ 163 bilhões, abrangendo mais 8.549 km de estradas. A agenda de leilões de 2023 a 2026, incluindo contratos antigos que estão sendo repactuados, soma 44 novos concessões rodoviárias, com R$ 343 bilhões de investimentos previstos.

A malha rodoviária federal do Brasil possui atualmente extensão total de 75.800 km, dos quais 65.400 km correspondem a rodovias pavimentadas e 10.400 km correspondem a rodovias não pavimentadas. Isso significa que aproximadamente 25% das estradas federais asfaltadas já são administradas por empresas privadas, que assumem as obras e manutenção dos trechos, tendo como retorno a tarifa de pedágio cobrada de seus usuários.

Como noticiou a Folha, o Ministério dos Transportes também está buscando formas de viabilizar concessões de trechos federais com menor movimentação de usuários, oferecendo um modelo em que o poder público assume parte dos investimentos. Dessa forma, o contrato é viabilizado ao reduzir o aporte necessário pela concessionária e, consequentemente, cortar a pressão sobre o custo do pedágio.

A pasta está em vias de fechar um empréstimo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 500 milhões (R$ 2,87 bilhões), para dar início ao Programa de Concessões Rodoviárias Inteligentes.

O recurso será usado para financiar, em um primeiro momento, um bloco de concessões rodoviárias da região Nordeste do país. A maior parte dos trechos envolverá cidades e estradas locais cortadas pela BR-101, que cruza o litoral do Nordeste, em seus mais de 2.300 km de extensão pelos nove estados. Numa segunda etapa, a ideia é levar a estratégia para outras regiões.

noticia por : UOL

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