As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina entre a tarde de sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10) provocaram estragos em diversas regiões do estado, sendo mais afetado o oeste catarinense, onde um homem de 51 anos morreu após ser atingido por uma árvore no município de Palmitos.
O caso foi atendido pelos bombeiros de São Carlos, com apoio das polícias Militar, Civil e Científica. De acordo com as equipes, a vítima foi encontrada sem vida na comunidade de Linha Barra do Palmito.
As cidades de Palmitos e Caibi foram as mais afetadas por ventos intensos e chuvas volumosas, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Palmitos, os bombeiros atenderam 20 ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de árvores sobre casas, redes elétricas e vias públicas. Cerca de 1.800 m² de lonas foram distribuídos para 50 famílias, e 30 cortes emergenciais de árvores foram realizados.
Também foram registrados danos em rodovias da região, como a SC-386 e SC-163, em Iporã do Oeste e São João do Oeste, onde árvores caíram sobre a pista.
Em Linha Monte Maria, uma residência foi atingida por uma árvore, causando danos estruturais e derrubando a rede elétrica. A área foi isolada e a moradora orientada a deixar o imóvel até a realização de uma avaliação técnica.
Em Mondaí, no oeste, parte do muro de uma escola de educação infantil e fundamental desabou por volta das 14h de sexta-feira. No momento do incidente, alunos estavam no ginásio, e seis crianças foram atingidas por detritos da parede. Elas sofreram escoriações leves, receberam atendimento médico e passam bem.
Na região metropolitana de Florianópolis, os bombeiros atenderam ao menos 12 ocorrências envolvendo quedas de árvores que obstruíam vias ou apresentavam risco à população.
Segundo a corporação, equipes permanecem mobilizadas em todo o estado, monitorando as condições climáticas e atuando para reduzir os impactos dos temporais.
Não há, no entanto, previsão de novas pancadas de chuva ao longo do fim de semana, de acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Apesar disso, a frente fria que avança sobre o estado deve provocar a queda de temperatura já na noite de sábado, quando a mínima pode chegar a 5°C. O mar segue agitado, com ondas de até 2,5 metros e ventos fortes na costa.
Neste domingo (11), o tempo permanece firme, com manhãs frias —podendo haver geada no meio-oeste e planalto sul— e temperaturas amenas à tarde, entre 21°C e 24°C.
noticia por : UOL