Vaticano anuncia quem é o novo papa: o cardeal Robert Francis Prevost.
➡ Assista ao #Estúdioi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/vEYufrJLVo
— GloboNews (@GloboNews) May 8, 2025
O Vaticano anunciou, nesta quarta-feira, 08 de maio, a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica. O anúncio foi feito às 14h (horário de Brasília) pelo cardeal Dominique Mamberti, a partir da sacada da Basílica de São Pedro. Prevost escolheu o nome Leão XIV para seu pontificado.
Com 69 anos, Prevost se torna o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, embora também tenha cidadania peruana desde 2015. O conclave durou aproximadamente 24 horas.
Antes de assumir cargos no Vaticano, atuou como missionário agostiniano no Peru por quase duas décadas. Foi chamado a Roma pelo então papa Francisco, que o nomeou para funções de liderança na Cúria Romana, o corpo administrativo central da Santa Sé.
Perfil e trajetória
Natural de Chicago, Prevost passou um terço de sua vida nos Estados Unidos. O restante foi dividido entre a Europa e a América Latina. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, ele seria “o menos americano dos americanos”, em referência ao seu estilo pastoral moderado e distante do tom político predominante em seu país natal.
A escolha do novo pontífice quebra uma tradição de séculos: até hoje, nenhum papa havia vindo da maior potência mundial. Em períodos anteriores, cogitar um papa norte-americano era considerado improvável por razões logísticas — como a distância que impedia uma chegada rápida aos conclaves — e por preocupações geopolíticas.
Conforme destacou o site especializado Crux, sempre pairaram receios de uma possível influência de agências como a CIA sobre o Vaticano caso um americano ocupasse o cargo.
Desafios
Em sua primeira fala pública após a morte de Francisco, ainda no mês passado, Prevost afirmou que os desafios da Igreja permanecem urgentes: “Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã”, disse em entrevista ao Vatican News.
Ele enfatizou a necessidade de adaptar a missão da Igreja aos tempos atuais, mantendo-se fiel à mensagem do Evangelho: “A mensagem é sempre a mesma: proclamar Jesus Cristo, proclamar o Evangelho, mas a maneira de alcançar as pessoas de hoje, os jovens, os pobres, os políticos, é diferente”, afirmou.
Prevost sucede Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, que morreu recentemente e foi o primeiro pontífice da América Latina. Como Francisco, Leão XIV é visto por analistas como uma figura de perfil pastoral, com sensibilidade global e capacidade de diálogo em um momento de fortes divisões internas dentro da Igreja, inclusive entre cardeais e movimentos regionais.
A escolha de seu nome — Leão XIV — também remete ao passado da Igreja. O último papa com esse nome foi Leão XIII, que liderou a Igreja entre 1878 e 1903 e ficou conhecido por sua encíclica Rerum Novarum, voltada às questões sociais.
O novo pontificado começa em um cenário de transformações e tensões, tanto internas quanto frente aos desafios contemporâneos, como o secularismo, as crises sociais globais e as reformas propostas no Sínodo, de acordo com informações da agência France Presse.
FONTE : Gospel Mais