O Canadá aprovou um plano de 20,9 bilhões de dólares canadenses (US$ 15,1 bilhões) para construir um novo tipo menor de usina nuclear, proporcionando um impulso significativo para essa indústria nascente.
A Ontario Power Generation obteve aprovação para construir o primeiro de quatro reatores planejados da GE Vernova, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira (8).
O anúncio segue a decisão do mês passado do órgão regulador nuclear do Canadá de emitir uma licença de construção para o chamado pequeno reator modular no Darlington New Nuclear Project da empresa.
O interesse pela energia nuclear está crescendo em todo o mundo, à medida que empresas de tecnologia e governos consideram a fissão como uma fonte de energia limpa e estável que pode ajudar a atender à crescente demanda por eletricidade.
Espera-se que os pequenos reatores modulares (SRMs, na sigla em inglês) sejam produzidos em fábricas e montados no local das usinas, uma estratégia que, segundo seus defensores, será mais barata e rápida do que a construção de grandes reatores convencionais.
Mas apenas alguns foram concluídos, e somente na Rússia e na China. Espera-se que o projeto de Darlington seja o primeiro a ser implantado nos países desenvolvidos do G7.
“Até 2050, precisaremos de 75% mais energia”, disse Steve Lecce, ministro de energia e minas de Ontário, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira. “Se não tomarmos essa ação forte e decisiva, nosso futuro, nossa economia, pode haver sérias repercussões.”
Espera-se que a primeira unidade custe 6,1 bilhões de dólares canadenses, e os custos dos reatores seguintes devem diminuir à medida que a empresa adquire experiência.
A GE Vernova viu suas ações mais do que dobrarem no último ano, à medida que a demanda crescente por energia, impulsionada por data centers e novas fábricas, fez com que concessionárias e empresas de tecnologia clamassem por suas turbinas a gás.
A empresa também investiu em seu negócio nuclear GE Hitachi, gastando US$ 50 milhões em uma fábrica na Carolina do Norte e para desenvolver o pequeno reator modular.
A Ontario Power assinou um acordo em 2023 com a GE Hitachi Nuclear Energy para implantar seu BWRX-300 SMR na usina de Darlington.
A unidade tem aproximadamente 300 megawatts de capacidade, em comparação com reatores nucleares tradicionais que têm cerca de três vezes mais capacidade.
noticia por : UOL