4 de maio de 2025 - 9:46

Ex-presidente russo, Medvedev ameaça Kiev em caso de ataque em dia de festa

O Kremlin declarou que o cessar-fogo proposto pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para os dias 8 a 10 de maio testaria a disposição de Kiev de fazer a paz. Zelensky respondeu, dizendo não saber o que a Rússia fará nesse momento. “Ela pode tomar várias medidas, como incêndios, explosões, e depois nos acusar”, disse o ucraniano.

Segundo a agência RFI, observadores na Ucrânia veem o anúncio da trégua de Putin como uma forma de evitar ataques ucranianos que poderiam interromper as cerimônias. Para Zelensky, o prazo é muito curto para negociações sérias. “Ninguém ajudará Putin a jogar esse tipo de jogo”, acrescentou, mas sem rejeitar claramente a trégua de três dias proposta por Moscou.

Este ano, espera-se que líderes de cerca de 20 países estejam ao lado de Putin em 9 de maio, para comemorar o 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista. Além de Lula, estarão presentes o presidente chinês, Xi Jinping, e aliados tradicionais de Moscou, como Cazaquistão, Belarus, Cuba e Venezuela. A Rússia preparou um desfile na Praça Vermelha, em Moscou.

O presidente Lula deve chegar a Moscou em 8 de maio, onde participará das celebrações do Dia da Vitória, comemorado em 9 de maio. A data marca os 80 anos do triunfo sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A comitiva oficial fica na Rússia até 10 de maio.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, embarcou para Moscou na sexta-feira (2) partindo com seis dias de antecedência em relação ao presidente Lula e sua comitiva oficial. Um dos compromissos de Janja era visitar o Kremlin, em Moscou, neste sábado.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS