3 de maio de 2025 - 17:21

Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência após escândalo no INSS

DO REPÓRTER MT

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), entregou o cargo. Ele fez o anúncio por meio de uma carta publicada no Instagram.

“Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS”, escreveu.

Apesar da ausência de provas de sua participação no esquema de descontos ilegais de aposentadorias do INSS, que segundo a Polícia Federal gerou um roubo de R$ 6,3 bilhões, pesou o fato de que Lupi foi avisado, ainda em 2023, sobre as irregularidades e não tomou providências.

Segundo a investigação da PF e da CGU (Controladoria-Geral da União), descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS ganharam força a partir de 2019, no mandato do então presidente Jair Bolsonaro (PL), e atingiu a casa dos bilhões a partir de 2023, no terceiro mandato do presidente Lula. O aumento atípico nos últimos anos – com movimentações no Congresso que impediram regras mais duras para esses débitos – chamou a atenção.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

FONTE : ReporterMT

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS