30 de abril de 2025 - 16:01

Governo Trump e PF assinam acordo para expandir cooperação e inteligência

O departamento americano passou a ser associado à ofensiva de Trump contra imigrantes, muitos deles latino-americanos. Conforme o UOL revelou na semana passada, numa das áreas de maior imigração brasileira nos EUA, o número de nacionais detidos dobrou desde que Trump assumiu o governo, em 20 de janeiro.

Num comunicado, a embaixada dos EUA em Brasília indicou que o Departamento de Investigações de Segurança Interna e Polícia Federal (PF) assinaram, no dia 22 de abril, um Memorando de Entendimento que estabelece “uma estrutura robusta para o compartilhamento direto de informações de inteligência investigativa criminal, melhores práticas e metodologias para investigação de crimes transnacionais nas Américas do Norte e do Sul”.

“Nossa cooperação bilateral na área de aplicação da lei resultou, apenas neste ano, a prisão de dezenas de criminosos que ameaçavam comunidades”, disse o encarregado de negócios dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar. “Com este novo acordo, fortaleceremos ainda mais nossa parceria com o Brasil para levar mais criminosos transnacionais à justiça”, disse.

“Esta parceria permitirá que nossos agentes e oficiais colaborem de maneira integrada em investigações de grande impacto, ampliando nossa capacidade conjunta de enfrentar ameaças à segurança e proteger o bem-estar dos cidadãos dos dois países”, disse DaRin.

Para Seixas, o compromisso vai além de um documento formal, “a cerimônia de assinatura é um testemunho de nosso compromisso compartilhado de combater o crime e proteger nossos cidadãos”. “Ao unir nossos recursos e expertises, daremos passos significativos no combate ao crime transnacional e na proteção da segurança de nossas nações”, complementou.

Na nota, os americanos indicaram que a colaboração entre o HSI e a PF já dura mais de 20 anos combatendo “algumas das mais significativas organizações criminosas transnacionais do mundo”. “Entre os focos prioritários da parceria estão o tráfico e contrabando de pessoas, tráfico de armas de fogo, exploração infantil, crimes cibernéticos e redes de crimes financeiros”, completou.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS