27 de abril de 2025 - 21:18

Mauro defende PEC que proíbe chefes do Poder Executivo de ir à reeleição

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTERMT

O governador Mauro Mendes (União) defendeu, nesta sexta-feira (25), que seja proibida a reeleição de prefeitos, governadores e  presidente da República após um mandato de cinco anos. Além disso, Mendes se mostrou favorável à limitação do número de mandatos de políticos que ocupam cargos no Legislativo.

A ideia faz parte da  Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022) que tramita no Senado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Eu sou a favor do fim da reeleição (para o Executivo). Acho que o mandato deveria ser de cinco anos. E, além disso, sou a favor de que o cargo Legislativo deveria ter no máximo uma reeleição no mesmo cargo. Se ele (o político) quer, ele muda de cargo. Se não, tem gente que fica aí 30, 40 anos ocupando o mesmo cargo”, disse Mauro.

Mendes também defendeu a coincidência dos mandatos, isto é, uma única eleição a cada cinco anos para todos os cargos eletivos ao mesmo tempo. Para o governador, trata-se de uma “anomalia” que precisa ser extinta no Brasil.

“Eu sou amplamente favorável a não ter reeleição no Executivo, com um mandato de cinco anos, e ter a coincidência dos mandatos. O Brasil não aguenta mais isso, gente, acaba uma eleição e começam a discutir a outra. Eleição de dois em dois anos custa caro, muda o foco, muda a percepção, debate-se muito o processo eleitoral e não se debate os problemas do país e as suas soluções”, afirmou.

“Será que eles (membros do Congresso Nacional) vão fazer isso? Acho que não, porque quem define isso é na maioria quem está se beneficiando dessa reeleição eterna de pessoas que estão lá eternamente e não resolvem os problemas do país”, concluiu.

FONTE : ReporterMT

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS