20 de abril de 2025 - 13:08

A arte da incerteza

Seres humanos temos horror ao acaso, mas é ele quem dá as cartas nos mais diversos aspectos de nossas vidas. Pior, a estatística, que é a ferramenta de que dispomos para entender o acaso e lidar com ele, é irredutivelmente subjetiva. Esse é um resumo, só um pouquinho floreado, de “The Art of Uncertainty” (a arte da incerteza), de David Spiegelhalter (Cambridge).

O que eu gostei em “The Art…” é que o autor não se furta às questões difíceis, que ficam na zona cinzenta entre a matemática e a filosofia. Um exemplo? Ele chega a afirmar que a probabilidade, compreendida como uma propriedade objetiva do mundo, não existe. Quer dizer, talvez até exista em nível subatômico, no mundo quântico. Mas, nas dimensões em que operamos, probabilidades só refletem expectativas subjetivas de quem as enuncia.

Estamos, então, num vale-tudo? Está inaugurada a era das “fake statistics”? Não é bem assim. A menos que queira ser rápida e irrevogavelmente desmentido pela realidade, o estatístico precisa agir bayesianamente e ajustar suas previsões às novas informações que vai recebendo. A probabilidade é muito mais uma medida de nossa ignorância do que a expressão de certezas.

Essas discussões metafísicas são apenas uma parte pequena do livro, que também traz boas sacadas probabilísticas, como a de separar quanto dos resultados do futebol nas principais ligas se deve à sorte, quanto ao talento dos jogadores.

Sobra até para Ricardo Nunes, o prefeito de São Paulo. Uma das coisas que Spiegelhalter mostra é que o uso de câmeras de reconhecimento facial para capturar foragidos, como as alardeadas no Prisômetro paulistano, estão fadadas a produzir problemas.

Mesmo que os programas não tivessem nenhum viés e apresentassem uma performance invejável, de, digamos, 70% de reconhecimentos certeiros e apenas 1 em 1.000 falsos positivos, o sistema geraria mais falsos alertas (59%) do que alarmes reais. O problema não está no programa, mas na ideia de aplicá-lo indiscriminadamente a multidões.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS