15 de abril de 2025 - 16:49

Vaticano proclama o arquiteto catalão Antonio Gaudí 'venerável', primeiro passo no caminho para a santidade


O papa Francisco reconheceu as “virtudes heroicas” do arquiteto, criador da monumental Basílica da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha. Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, em foto de julho de 2022
Maksim Sokolov/Wikimedia Commons
A Igreja Católica declarou o arquiteto catalão Antonio Gaudí (1852-1926) como “venerável”, um primeiro passo no caminho para a santidade, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (14).
O papa Francisco reconheceu as “virtudes heroicas” do arquiteto, o que precede a beatificação, que requer um milagre. Um segundo milagre validado pelo Vaticano é então necessário para obter o status de “santo” com a canonização, geralmente no final de um longo processo que dura vários anos.
O Templo Expiatório da Sagrada Família de Barcelona
Christophe Simon / AFP
Gaudí, apelidado de “arquiteto de Deus”, é o criador da monumental basílica da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha, que está em construção há mais de um século e foi consagrada em 2010 por Bento XVI, abrindo caminho para seu uso como local de culto.
Na ocasião, o papa alemão elogiou “o gênio de Antoni Gaudí” que, “inspirado pelo ardor de sua fé cristã, conseguiu transformar esta igreja em um louvor a Deus feito de pedra”.
Para promulgar o decreto, o pontífice de 88 anos, que se recupera de uma pneumonia grave, recebeu o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro. Esta foi a primeira reunião oficial em sua agenda desde que deixou o hospital, em 23 de março.
LEIA TAMBÉM:
Papa Francisco participa do Domingo de Ramos no Vaticano sem auxílio de oxigênio e com voz mais forte
Papa Francisco ficou ‘feliz de sair e cumprimentar as pessoas’, diz Vaticano sobre visita surpresa à Basílica de São Pedro
source
Fonte: G1

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS