Reprodução
Ao todo, serão percorridos mais de 2.300 quarteirões, atingindo uma área de cobertura média de 65.156 imóveis
Reprodução
Ao todo, serão percorridos mais de 2.300 quarteirões, atingindo uma área de cobertura média de 65.156 imóveis
REPÓRTER MT
Começa nesta segunda-feira (14) uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti por meio da ação de nebulização espacial ultra baixo volume (UBV), mais conhecido como carro fumacê. O fumacê vai percorrer mais de 40 bairros de Várzea Grande, escolhidos por apresentarem os maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Três carros fumacê atuarão simultaneamente, no período da manhã (das 5h às 9h) e no período vespertino (das 16h30 às 19h), passando por bairros diferentes a cada dia.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A ação será realizada em três ciclos de pulverização: 1º ciclo será entre 14 e 17 de abril. O 2º ciclo do dia 18 ao dia 21 de abril e o 3º ciclo do dia 22 a 24 de abril. Ao todo, serão percorridos mais de 2.300 quarteirões, atingindo uma área de cobertura média de 65.156 imóveis.
Confira a lista completa dos bairros aqui.
Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares, é fundamental que a população colabore com a ação. “Quando o carro fumacê passar, deixe portas e janelas abertas, proteja seus animais de estimação isolando-os em ambiente seguro e cubra alimentos”, reforça lembrando que a população várzea-grandense deve fazer a tarefa de casa: eliminando água parada, evitando criadouros do mosquito.
“Embora o município de Várzea Grande venha mantendo, desde janeiro deste ano, estratégias de prevenção e combate às arboviroses com ações que vêm sendo realizadas em todas as regiões, se faz necessário o fumacê para intensificarmos as ações para zerarmos o contágio”, explica a secretária municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS/VG), Deisi Bocalon.
Adotar o fumacê é uma instrução do Ministério da Saúde, juntamente com o apoio do governo do Estado que cedeu três carros para atender ao Município. A medida visa reduzir a população de mosquitos adultos infectados, interromper a cadeia de transmissão, diminuir o número de casos e, consequentemente, a alta demanda nas unidades de saúde.
A secretaria Municipal de Saúde reforça que o fumacê é uma ferramenta importante, mas que o combate ao Aedes aegypti começa dentro de casa, com a participação ativa da população evitando criadouros do mosquito.
FONTE : ReporterMT