16 de abril de 2025 - 5:46

Autismo em debate: 1ª Corrida Isabele pela Inclusão concretiza o propósito de casal rondonopolitano

As vivências e os desafios enfrentados ao longo da trajetória familiar de Érica Rezende Barbieri e Célio Luciano Barbieri se transformaram em força e propósito. Há 14 anos, o casal de Rondonópolis passou a dedicar-se integralmente à causa do autismo. O que começou como uma iniciativa modesta — buscando a imprensa para ampliar o conhecimento da sociedade — se tornou uma das maiores referências estaduais em promoção de informação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agora, a história dessa família ganha um novo marco: a 1ª Corrida Isabele pela Inclusão, que será realizada em Rondonópolis, no dia 21 de abril, com o apoio de diversos órgãos e empresas.

Aproveitando o Mês de Conscientização do Autismo, Érica, neuropsicóloga, e seu esposo idealizaram o evento inspirados na paixão da filha Isabele pelas corridas de rua. Aos 19 anos, Isabele, que é autista não verbal, tornou-se um símbolo de superação e inclusão, encantando a cidade com sua alegria e presença nas provas esportivas desde 2020. A prática da corrida tem sido fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e estímulos sensoriais, proporcionando a ela mais autonomia e qualidade de vida. Sua trajetória tem inspirado não apenas outras pessoas com autismo, mas também famílias, educadores e profissionais que acreditam na inclusão por meio do esporte e do afeto.

Importante destacar que o autismo faz parte da realidade de muitas famílias brasileiras. A estimativa atual indica que uma em cada 36 crianças apresenta sinais do transtorno. Diante disso, Érica e Célio intensificaram sua atuação social em busca de mais compreensão, acesso ao diagnóstico precoce e garantia de direitos. Em 2017, Érica criou o Projeto Autismo na Escola, que promoveu uma mudança significativa em Rondonópolis. Juntos, o casal passou a visitar escolas levando informação e sensibilização. O projeto foi adotado pelo Governo de Mato Grosso e, em 2025, também pela Prefeitura de Rondonópolis, ampliando sua atuação na rede municipal de ensino e alcançando milhares de estudantes por todo o Estado.

A ideia, nascida em Rondonópolis, também ganhou visibilidade nacional. Agora, a Corrida Isabele pela Inclusão se junta a esse movimento como uma nova ferramenta de conscientização, ampliando o alcance da causa e incentivando famílias a incluírem seus filhos em práticas esportivas. A adesão surpreendeu: as 400 vagas foram preenchidas em poucas horas. A participação é gratuita, e o percurso de 6 km será realizado no perímetro urbano da cidade, com largada às 6h30, na Rua Maria Martins Fontoura, em frente à Móveis Gazin, no Residencial Sunflower.

A Corrida Isabele pela Inclusão nasce com a proposta de ser a primeira de muitas edições, marcando o mês de abril com uma celebração de empatia, visibilidade e inclusão. Vale destacar que o evento não tem fins lucrativos e conta com o apoio da empresa Rogério Custela Assessoria Esportiva, que será responsável pela cronometragem. Os cinco primeiros colocados nas categorias gerais masculina e feminina receberão troféus.

CONQUISTAS PÚBLICAS – A história de Érica, que é mãe de três filhos autistas, também inspirou seu irmão, o deputado estadual Sebastião Machado Rezende, a se engajar na causa autista no estado de Mato Grosso. Desde 2011, ele tem atuado na formulação de leis e políticas públicas voltadas às pessoas com TEA, como a Lei 10.262/2015, que institui a Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo. Segundo o parlamentar, “como tio de autistas, nos mais diferentes níveis de suporte, e como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, tenho atuado para garantir que os direitos das pessoas com autismo sejam assegurados nos 142 municípios de Mato Grosso”.

Além de ser o autor da lei que trouxe a Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo, o deputado Sebastião Rezende também é o autor de inúmeras outras leis em prol da causa autista no âmbito estadual, como a Lei 11.060/2019, que institui a realização do Censo Quadrienal das Pessoas com Autismo; da Lei 10.997/2019, que implantou a Carteira de Identificação do Autista (CIA) no estado de Mato Grosso; da Lei nº 149/2020, que prevê a inclusão do “Projeto Autismo na Escola” como atividade extracurricular na rede pública estadual; da Lei 10.791/2018, que estabelece que a rede pública do Estado ofereça exames e avaliação para o diagnóstico precoce do autismo, além de garantir tratamento adequado e suporte às famílias; da Lei 9.586/2011, que garante à pessoa com autismo a isenção do pagamento do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores); entre outras.

Que a jornada de Isabele continue inspirando muitas outras histórias, mostrando que, com apoio e oportunidades, é possível superar desafios e alcançar novos caminhos.

Fonte: Top News MT

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS