Uma câmera de segurança registrou uma jovem que estava a caminho da igreja reagindo a uma tentativa de assalto nas ruas da cidade. O vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que Rita Gonçalves, de 22 anos, impede a ação de dois ladrões em uma motocicleta.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais após a jovem relatar os detalhes do ocorrido em seu perfil no Instagram.
Segundo o relato, o episódio aconteceu por volta das 19h, quando Rita se dirigia a uma igreja evangélica, com uma Bíblia nas mãos, após sair da casa de uma amiga. Ao perceber a aproximação suspeita de dois adolescentes em uma moto, ela decidiu se colocar em posição de defesa.
“Dois moleques me pararam, eu já tinha notado a presença deles e logo me alertei, fiquei em posição de guarda. Eu percebi que eles desceram [da moto] muito desengonçados, quase caindo, eu verifiquei se eles estavam armados, o que veio para cima de mim não estava armado e parti para cima”, afirmou a jovem.
Rita explicou que possui cerca de 10 anos de experiência em karatê: “Sou faixa verde, participei de vários campeonatos. Meu foco sempre foi a autodefesa caso uma situação dessa chegasse, eu soubesse reagir”, relatou.
De acordo com ela, os assaltantes exigiram o celular: “Eu disse a ele: ‘Vamos disputar juntos’. E parti para cima dele com soco. Porém, na hora que levantei a guarda, ele começou a andar para trás”, disse. A abordagem fez com que os dois suspeitos recuassem e fugissem do local.
A jovem lamentou a situação de insegurança e a presença de menores envolvidos em crimes na cidade. “Eles aparentavam ter 14 anos. Dois moleques. Onde que vai parar essa sociedade? Com 14 anos eu estava estudando. Mas esses vagabundos de hoje em dia preferem estar roubando os nossos bens, que suamos todos os dias para conquistar”, declarou.
Apesar da reação, Rita alertou que a recomendação, em casos assim, é não enfrentar os criminosos. “Eu agi rápido, mas não recomendo reagir. A gente nunca sabe se eles estão armados ou não. Se você tem autodefesa, use quando for preciso, mas de forma sábia”, pontuou.
Ela ainda incentivou mulheres a buscarem técnicas de defesa pessoal: “Toda mulher deveria fazer jiu jitsu, muay thai, karatê, tudo que envolva autodefesa”, comentou.
Além da técnica, a jovem atribuiu o livramento à fé. “Eu estava indo para a igreja, estava indo adorar a Deus. Antes de sair, eu pedi a Ele para me guardar e me proteger. E Ele estava comigo ali, com certeza”, afirmou.
“Sem fé não somos nada. A fé que eu tinha em Deus ali era muito grande. Talvez eu agi de forma imprudente, mas eu reuni a fé, a coragem e o conhecimento que eu tinha”, concluiu.
O vídeo teve ampla repercussão nas redes sociais. Em comentários, internautas atribuíram o desfecho ao que chamaram de “proteção divina”: “Ela carregava em sua mão a arma mais poderosa, aquela que é mais afiada que uma espada de dois gumes: a Bíblia Sagrada”, escreveu um usuário.
Outra internauta comentou: “Jesus estava à frente dela”. Apesar da repercussão, até o momento, não há informações oficiais sobre a identidade dos suspeitos ou se foram localizados pela polícia.
FONTE : Gospel Mais