De 18 a 21 de junho de 2025, o Brasil será novamente sede da Conferência Enegrecer, um congresso internacional dedicado ao chamado “movimento negro evangélico”.
O evento ocorrerá na Igreja Batista da Água Branca, localizada na Rua Gustav Willi Borghoff, nº 480, no bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online.
De acordo com os organizadores, a conferência é promovida pelo Movimento Negro Evangélico do Brasil e reunirá igrejas de cinco países, além de representantes de 12 estados brasileiros.
Estarão presentes adeptos da teologia negra, líderes religiosos e ativistas negros das Américas e do continente africano. A programação inclui painéis, oficinas e mesas de debate sobre temas correlatos ao racismo, a partir da ótica de movimentos de esquerda.
Entre os principais temas, estão a resistência negra na tradição protestante e a necessidade de enfrentamento das desigualdades raciais a partir da fé cristã.
“Este encontro é fundamental para que a comunidade negra evangélica compreenda que a negritude também é um direito nosso. Falar contra o racismo e defender a justiça racial deve ser um compromisso radical do evangelho de Jesus e da sua igreja”, afirmou o coordenador nacional do Movimento Negro Evangélico, Jackson Augusto, de acordo com a revista Comunhão.
A edição deste ano contará com participações de destaque internacional. Entre os nomes confirmados estão:
-
Bronson Eliott e Tiffany Roberts, lideranças da Igreja Batista Ebenezer, congregação norte-americana historicamente ligada à atuação de Martin Luther King Jr.;
-
René August, reverenda sul-africana da Igreja Anglicana, com histórico de atuação junto ao arcebispo Desmond Tutu, figura central na luta contra o apartheid;
-
Maricel Mena Lopez, teóloga afro-colombiana reconhecida como a primeira mulher negra a obter doutorado em Teologia na América Latina.
Segundo os organizadores, a Conferência Enegrecer tem como propósito reforçar a construção de uma espiritualidade a partir de um viés ideológico, como a pauta da “justiça social” e combate ao racismo supostamente presente no meio evangélico.
“Mais do que um evento, a iniciativa busca fortalecer redes de colaboração e impulsionar a produção acadêmica e pastoral a partir de uma perspectiva negra e periférica”, destacam em nota.
A última edição do evento sediada no Brasil ocorreu há 20 anos. Desde então, a Conferência Enegrecer tem circulado por outros países das Américas. O retorno ao Brasil, segundo os organizadores, ocorre em “um momento estratégico”.
Conferência Enegrecer: Negritudes para a Igreja do Amanhã
📅 Data: 18 a 21 de junho de 2025
📍 Local: Igreja Batista da Água Branca – Rua Gustav Willi Borghoff, 480 – Barra Funda, São Paulo – SP
💰 Valor: Gratuito
FONTE : Gospel Mais