Nos últimos anos, o intenso debate político no Brasil tem ultrapassado as barreiras da política e alcançado as igrejas evangélicas, dividindo pastores e fiéis e colocando-os sob pressão para se posicionarem ideologicamente, tal como o teólogo Siqueira.
Em meio a essa polarização crescente, a fé cristã corre o risco de ser reduzida a uma simples bandeira de combate ideológico. É nesse contexto que o teólogo Gutierres Fernandes Siqueira lança o livro Igreja Polarizada, publicado pela Editora Mundo Cristão.
Nele, o autor explora as consequências dessa divisão e alerta para os perigos de transformar a espiritualidade cristã em um campo de batalha político.
A obra, que conta com o apoio de teólogos como o antropólogo Juliano Spyer e a teóloga Norma Braga, se propõe como um “chamado à reconciliação e à reflexão”.
Em um país marcado pela crescente polarização, Gutierres questiona: como a guerra cultural está ameaçando a essência da fé cristã? Com uma análise cuidadosa e fundamentada, ele investiga os impactos dessa mentalidade partidária, que tem afetado a comunhão entre os crentes e comprometido a unidade da igreja.
“O que vemos é que, de um lado, a direita se radicaliza cada vez mais, e do outro, a esquerda também se distancia do centro. E o que acontece com o centro? Simplesmente desaparece, sem qualquer cerimônia. Nesse cenário, qualquer tentativa de diálogo sobre as diferenças se torna um terreno minado, em que basta um passo em falso para gerar brigas acirradas. A falta de um meio-termo enfraquece os esforços de conectar pessoas com pensamentos divergentes“, escreve o autor (Igreja Polarizada, p. 9).
Alerta
Gutierres faz distinções importantes entre conservadorismo e reacionarismo, levantando questionamentos sobre até onde as Escrituras podem ser usadas para justificar posturas extremistas.
Além disso, ele analisa o crescente apelo de teorias conspiratórias entre certos segmentos do evangelicalismo, criticando tanto o radicalismo da direita quanto os desafios enfrentados pelos evangélicos progressistas ao tentar estabelecer um diálogo com o outro lado.
Esse debate se torna ainda mais relevante no contexto eleitoral do país, onde a influência do voto evangélico tem sido cada vez mais decisiva.
Conhecido por suas opiniões firmes, Gutierres Fernandes Siqueira desafia os cristãos a focarem na “verdadeira batalha espiritual”: a busca constante pela comunhão entre os crentes e a centralidade da mensagem do Evangelho.
Autor de Quem tem medo dos evangélicos?, Gutierres continua sua análise, desconstruindo discursos extremistas e convidando os leitores a cultivar uma espiritualidade baseada no equilíbrio e na fé verdadeira, longe das ideologias que ameaçam a unidade da igreja.
FONTE : Gospel Mais