Giovane Santin, Advogado, vice-presidente da OAB-MT e ex-diretor da ESA.
GIOVANE SANTIN
O mês de março que ora se finda, marcou os 35 anos de criação da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso, a ESA. Criada pela resolução nº 001/90, no dia 9 de março de 1990 por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso – a escola do conhecimento e aprimoramento da nossa classe leva o nome do advogado e professor Renato de Arruda Pimenta e possui como missão promover a qualificação continuada da advocacia mato-grossense, fortalecendo o exercício profissional com excelência.
Desde a sua criação a Escola Superior de Advocacia, Seccional Mato Grosso, teve como objetivo a valorização da advocacia e o compromisso com a inclusão ao desenvolver atividades de aperfeiçoamento que atendem às diversas fases da carreira profissional – desde o jovem advogado até o advogado sênior – por meio da constante atualização e capacitação profissional proporcionando impactos diretos no fortalecimento das nossas prerrogativas, na empregabilidade, na reflexão crítica e construção coletiva do saber jurídico.
Durante esse período de mais de três décadas a ESA-MT foi presidida por advogados professores que sempre acreditaram no ensino e no conhecimento como principais instrumentos de transformação social, contribuindo com a inclusão de todas as vozes da advocacia, com o respeito à paridade, à diversidade e ao exercício da cidadania.
Na última Gestão da OAB-MT (2022-2024), presidida por Gisela Cardoso, tive a honra de participar diretamente dessa história de sucesso da ESA-MT e, graças a todos aqueles que nos antecederam, foi possível continuar um trabalho de inclusão com ações afirmativas para conceder bolsas de estudos aos grupos vulneráveis, bem como de interiorização com cursos e palestras realizados de forma presencial e à distância.
Tivemos a oportunidade de celebrar termos de cooperação com a UFMT, UNEMAT, ATAME e outras instituições privadas, em que foram ofertadas especializações lato sensu para atender a advocacia da capital e interior do estado, gerando oportunidade reais de qualificação e fortalecimento do conhecimento para atender mais e melhor o sistema de justiça como um todo e a própria sociedade.
O compromisso de fortalecimento da ESA-MT deve ser constante para avançarmos com uma advocacia cada vez mais preparada e inclusiva. A qualificação de qualidade e a ampliação do seu alcance vem sendo tratada como prioridade da gestão. Muito além de números, o conhecimento disseminado por meio da ESA-MT transforma vidas, amplia oportunidades e o protagonismo da advocacia mato-grossense. Trata-se de mais um órgão da OAB/MT de todos e para todos, um espaço plural, democrático e comprometido com o presente e o futuro da advocacia. Vida longa à ESA-MT.
* Giovane Santin, Advogado, vice-presidente da OAB-MT e ex-diretor da ESA.
FONTE : ReporterMT