31 de março de 2025 - 18:19

Multidão protesta em Istambul contra prisão de prefeito da oposição, apesar da repressão do presidente turco

Entre os manifestantes, que gritavam “Taksim está em todos os lugares, a resistência está em todos os lugares!”, estavam a esposa, a mãe e os dois filhos de Ekrem Imamoglu. Eles faziam referência à Praça Taksim, em Istambul, epicentro de um grande movimento de protesto em 2013.

Desde o início da manhã, balsas fretadas pelo partido começaram a levar os participantes, que carregavam bandeiras turcas e retratos de Mustafa Kemal Atatürk, considerado pelos turcos como “o pai da nação”, até o local dos protestos.

A prisão de Imamoglu em 19 de março desencadeou uma onda inédita de protestos em mais de uma década em toda a Turquia, mobilizando dezenas de milhares de manifestantes todas as noites nas ruas, até segunda-feira à noite. Desde então, o partido parou de convocar a multidão em frente à prefeitura.

No entanto, em entrevista ao jornal francês Le Monde, datada deste sábado (29), Özgür Özel, que se tornou a voz da oposição contra Recep Tayip Erdogan, anunciou a realização de novas manifestações regulares, “todos os sábados em uma cidade da Turquia” e às quartas-feiras à noite em Istambul.

“Achamos que as prisões vão diminuir a partir de agora”, afirmou. Lembrando que os protestos foram proibidos pelas autoridades logo após a prisão do prefeito, o líder do partido afirmou estar disposto a “arriscar passar oito, dez anos na prisão, se necessário. Porque se não afastarmos essa tentativa de golpe de Estado, será o fim das urnas”.

O CHP, maior força de oposição, estava prestes a lançar Imamoglu como seu candidato para as próximas eleições presidenciais, previstas para 2028, quando ele foi preso em 19 de março e enviado à prisão cinco dias depois.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS