Nem Kiev nem Moscou confirmaram os relatos, embora o Ministério da Defesa da Rússia tenha dito há 10 dias que suas forças haviam frustrado cinco tentativas ucranianas de atravessar a fronteira em Belgorod.
Os militares ucranianos não comentaram sobre nenhuma investida na região de Belgorod, embora isso possa ter ocorrido por motivos de segurança operacional.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, dirigindo-se aos repórteres em Kiev, disse que as forças ucranianas haviam tomado “certas medidas” na Rússia fora da região de Kursk para aliviar a pressão sobre as tropas ucranianas na área.
Zelenskiy disse que a ação tinha o objetivo de “reduzir o acúmulo” de tropas russas e ocorreu “um pouco abaixo da região de Kursk”. Ele não entrou em detalhes.
Andrii Kovalenko, do Conselho Nacional de Defesa e Segurança da Ucrânia, sugeriu em uma declaração de 18 de março que as forças ucranianas poderiam agir na região de Belgorod, “neutralizando as ameaças” das forças russas que poderiam se acumular perto da fronteira.
Rybar, um blog militar russo com 1,3 milhão de assinantes, disse que houve confrontos pesados em um vilarejo chamado Popovka e que cada lado estava atacando o outro com drones. Outra conta do Telegram disse que as forças russas estavam conduzindo “operações defensivas”.
noticia por : UOL