26 de fevereiro de 2025 - 19:10

Vídeo que mostra fraude na merenda escolar é da Colômbia, não da Venezuela

Por que é falso?

O vídeo foi gravado em uma escola pública na cidade de Aguachica, na Colômbia. Por meio de busca reversa, o UOL Confere encontrou evidências de que as imagens não foram gravadas na Venezuela. Elas são de alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus, na Colômbia, em 2016, segundo a reportagem do Extra (aqui) e a imprensa colombiana (aqui). A simulação seria a alternativa encontrada pela “Fundación Provenir Valledupar”, responsável pelo abastecimento da merenda na instituição, para tentar comprovar o pleno funcionamento de seus serviços.

O registro fotográfico das crianças com a comida é realizado por uma equipe de auditoria enviado pela Controladoria Geral. O objetivo das fotos era “verificar a forma como estão sendo utilizados os recursos do programa” de alimentação escolar, de acordo com o portal de notícias colombiano Canal 1 (aqui).

A autora do vídeo é uma das professoras do colégio que publicou inicialmente no Facebook. Conforme a CNN Colômbia (aqui), o conteúdo foi gravado por Claribel Rodríguez, professora da Escola Sagrado Coração de Jesus. Na descrição da publicação, ela escreveu: “Quero compartilhar este vídeo e espero que vejam até o final. A injustiça que é cometida com as crianças”.

O governo colombiano iniciou uma investigação. A Procuradoria Geral da Colômbia publicou em seu perfil em 2016 no X, (aqui) que começou a investigar as irregularidades na entrega de alimentos para as crianças.Desinformação antiga. O mesmo conteúdo já tinha circulado em 2019, quando foi verificado pelo Estadão Verifica (aqui) e a Lupa (aqui)

Viralização. No Instagram, a publicação com o conteúdo desinformativo registrava mais de 56 mil visualizações.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS