A polícia sueca afirmou que está investigando o episódio porque o caso ocorreu na zona econômica da Suécia, disse o porta-voz da polícia Mathias Rutegard.
“A investigação preliminar está relacionada à suspeita de sabotagem”, afirmou Rutegard.
Em uma declaração separada, a polícia disse que nenhum suspeito foi identificado e que a investigação procura esclarecer “se é um dano novo ou antigo”.
Alguns incidentes no Mar Báltico foram considerados acidentais, incluindo o corte, no mês passado, de um cabo de telecomunicações diferente em águas suecas. Outros casos ainda são investigados pela polícia. Até o momento, nenhum processo foi instaurado.
Em resposta à recente onda de interrupções, a Comissão Europeia disse, nesta sexta-feira, que vai propor o aumento da vigilância de cabos submarinos e a criação de uma frota de embarcações para realizar reparos em casos de emergência.
Embora o plano contemple toda a Europa, a iniciativa deve incluir um núcleo no Mar Báltico para detectar potenciais incidentes na região antes que eles ocorram, disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Henna Virkkunen, em uma coletiva de imprensa em Helsinque, na Finlândia.
noticia por : UOL