22 de fevereiro de 2025 - 4:27

Frases da Semana: “Somos melhores que os outros para governar”

“Desde o Bolsonaro, não reforço mais nenhuma baboseira, porque é uma cilada” – Marcelo Tas, apresentador de TV. E, de cilada em cilada, ele construiu uma carreira. 

“Só existe um lugar menos seguro do que a rua para uma mulher: a sua casa” – Milly Lacombe, em coluna na seção de esportes do UOL. Já para o homem, esse lugar é a casa da sogra. 

“O Brasil hoje é a principal democracia ocidental do mundo” – Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Então a principal democracia oriental deve ser, sem dúvida nenhuma, a Coreia do Norte. 

“Se vossas excelências estão confundindo este presidente com um presidente frouxo, vocês ainda não me conhecem” – Hugo Motta, presidente da Câmara (Republicanos-PB). Ele deve ter perguntado pro plenário se tinha cara de frouxo – e alguém respondeu em voz alta.  

“Chileno passeava com o pai quando uma baleia emergiu e o engoliu com a boca” – perfil da Jovem Pan News no X. Isso é postura de ministro? Vai acabar causando um incidente diplomático. 

“Me mandaram um recado que havia sido contratado um funcionário fantasma a pedido dela” – denúncia de Washington Quaquá, prefeito de Maricá-RJ (PT), em acusação contra Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. Parece que ela levou esse papo “Marielle Vive” um pouco longe demais. 

“Oi, Alexandre. A Rumble não cumprirá suas ordens ilegais. Nos veremos no tribunal” – Chris Pavlovski, CEO da plataforma de mídia digital que entrou com processo contra Moraes na Justiça americana, ao lado de empresa de Donald Trump. Isso supondo que o visto do Moraes não seja cancelado antes. 

“Nesta semana estive em Campinas, onde fiz uma palestra motivacional para estudantes de ensino médio. Falei sobre integridade, atitudes e valores” – Luís Roberto Barroso, ministro do STF. O SUS estaria avaliando recomendar essa palestra como método eficaz para indução imediata de vômito em casos de intoxicação alimentar. 

“Agora temos um presidente que se acha um rei. Se isso for uma piada, eu não estou rindo” – Madonna, cantora, sobre Donald Trump. Sua expressão era apenas devido ao excesso de botox. 

Rio 171 Graus 

“Vou gastar dinheiro público com Lady Gaga, assim como fiz com a Madonna” – Eduardo Paes, prefeito do RJ. Só espero que o show da Lady Gaga no Rio seja melhor que o do Lord Gagá em Brasília. 

“Nova Força Municipal de Segurança vai combater roubo de rua, não tráfico e milícia” – Eduardo Paes, prefeito do RJ (PSD), anunciando novo projeto de segurança para a cidade. Agora, se o pivete for pego com celular roubado, é só dizer que estava usando pra vender droga. 

Cantinho do Assédio do Bem 

“Continuo indignado e não quero compaixão e nem segunda chance. Se o morto levanta, acabou o velório” – Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos, demitido após denúncias de assédio sexual. Curioso, porque ele se meteu em confusão justamente porque o morto insistia em se levantar. 

“Acho que a Amanda tem que pensar por que ela tá vivendo isso” – Manuela d’Ávila, ex-deputada federal, sobre ameaças de morte recebidas pela vereadora Amanda Vettorazzo (União-SP), após projeto de lei proibindo apologia ao crime. Mas como ela quer enfrentar o crime e não sofrer ameaças… está pedindo, né Manu?

Que Crise? 

“Você comeria um grilo? Ricos em proteína e com baixo impacto ambiental, insetos são recomendados na alimentação” – manchete do Jornal O Globo. Primeiro foi ovo, depois osso, agora inseto… se piorar mais um pouco, vão começar as matérias sobre o canibalismo eticamente sustentável. 

“Abracadabra! Varejo cresceu 4,7% em 2024” – Geraldo Alckmin, anunciando resultado do varejo no X. O varejo no Brasil está tão forte que chega até a dar medo de se aproximar das lojas. 

“Queda na avaliação de Lula excita extrema-direita e extremistas de centro” – Reinaldo Azevedo, jornalista militante. De extremos ele entende, já que pensa com a extremidade oposta à que fala. 

A Semana do Presidente 

“Dinheiro bom é na mão do povo” – Lula, ao anunciar medidas de expansão do crédito. Porque deve ser mais fácil de taxar. 

“Somos melhores que os outros para governar” – Lula, sobre queda de sua popularidade. O único obstáculo que resta entre o Brasil e o primeiro mundo são os memes. 

“Lula pôs o dedo na lenga-lenga ambientalista” – Elio Gaspari, defendendo críticas de Lula ao Ibama por exploração petróleo na Foz do Amazonas. O que mais me deixa chateado é pensar nas pobres girafas da Amazônia se sentindo usadas ao ler isso. 

“O Lula do 3º mandato é outro. Está isolado. Capturado” – Carlos Kakay, advogado dos Lulas do 1º e 2º mandatos. De fato, da última vez que o capturaram, ele não estava isolado. 

“Eu bebo é do álcool, da gasolina, não” – Lula, negando que defenda a Petrobrás por beber gasolina. Nunca diga dessa bomba não beberei. 

“Quando vocês receberem uma mentira, não repassem” – Lula, sobre disseminação de fake news. Se a gente seguir esse conselho, não vai mais ter Frases da Semana. 

“Ela dá palpite na minha vida. Ela cuida de mim” – Lula, admitindo interferência de Janja no governo. Melhor colocá-la logo em uma casa de repouso, sairia mais barato e nos pouparia de novos constrangimentos. 

“Eu tenho mandato até 31 de dezembro de 2010” – Lula. Antes era o Bolsonaro imitando o Trump, agora é o Lula imitando o Biden… 

“Após as últimas falas do Lula eu estou entrando com um projeto de lei obrigando o presidente a passar por exames de sanidade ao final de cada ano” – Gustavo Gayer, deputado federal (PL-GO). Se precisar passar pelo bafômetro, é capaz de acabar em impeachment. 

“O país vai voltar a comer sua picanha, a sua costela” – Lula, sobre reduzir a inflação. Ele só não revelou qual país vai comer nossa picanha e nossa costela. Talvez seja uma daquelas ditaduras que receberam dinheiro do BNDES. 

Ainda Estão Por Aqui? 

“Os EUA patrocinaram a ditadura no Brasil” – Fernanda Torres, atriz, em entrevista à revista americana Variety. Dizem que ainda patrocinam… 

“O filme é um produto do retorno da democracia ao Brasil com o presidente Lula” – Walter Salles, herdeiro do Banco Itaú e diretor de ‘Ainda Estou Aqui’. Ou seja, uma obra de ficção, produzida por meios eletrônicos, onde os atores de sempre encenam um roteiro batido cujo final todo mundo já conhece. 

“Quando eu olho para o rosto do Walter Salles eu enxergo a descendência dos que torturaram, estupraram e açoitaram os meus ascendentes” – Etiene Martins, jornalista, na Folha de Minas. Eu imaginava que os juros do cheque especial do Itaú fossem punitivos, mas isso já extrapola todos os limites. 

Cantinho da Pax Americana 

“Alguns países que se uniram para bancar os engraçadinhos” – Donald Trump, definindo os BRICS. Isso explica por que colocaram a Dilma na presidência do banco – era só uma piada. 

“Aquele que salva seu país não viola nenhuma lei” – Donald Trump, citando Napoleão ao insinuar que desobedeceria a ordens judiciais de cortes ativistas. Um magistrado tupiniquim anônimo teria qualificado a declaração de Trump como absurda, já que não se salva um país sem, pelo menos, violar algumas leizinhas. 

“Trumpistas nacionais beijaram a morte a troco de nada. Frenesi será lembrado por cada brasileiro que perder o emprego por causa das tarifas protecionistas” – Elio Gaspari, colunista da Folha de S.Paulo. O povo não lembra nem do Petrolão do Lula, imagina se vai lembrar do tarifaço do Trump. 

“[Vance] estava em um país [Alemanha] onde a liberdade de expressão foi usada como arma para realizar um genocídio” – Margaret Brennan, jornalista americana, insinuando que o holocausto foi causado pela liberdade de expressão, ao entrevistar Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. Ainda bem que o Goebbels não viveu para ver isso. 

“Um ditador sem eleições” – Donald Trump, sobre Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia. Pronto, Trump e Lula finalmente encontraram alguém em comum pra ficar falando mal, o começo perfeito para uma bela amizade. 

Reino Desunido da Pequena Bretanha 

“O assassinato brutal de Ronan Kanda foi resultado de facas compradas ilegalmente online” – Keir Starmer, primeiro-ministro britânico. O verdadeiro crime foi não ter comprado a faca num site confiável. 

“Supermercados vão parar de vender camarões mortos por sufocamento, que ativistas dizem sentirem dor” – manchete do The Guardian, jornal britânico. Ao descobrirem essa brecha, os fetos do Reino Unido – onde o aborto é liberado e o gênero é fluido – passaram a se identificar como crustáceos.

“Força policial mais perigosa do mundo” – diz o The Sun, jornal britânico, sobre a PM de São Paulo. Se acham nossa polícia perigosa, esperem até ver nossa Justiça. 

O Golpe do Inquérito 

“Bolsonaro pode pegar até 28 anos de cadeia. A nova conjuntura deveria levar a direita a se endireitar. Ocorre o oposto” – Josias de Souza, jornalista de situação. Se “endireitar”, neste contexto, significa baixar a cabeça e aceitar tudo sem questionar, como muitos jornalistas já deram o exemplo. 

“Mauro Cid, falando e respondendo às perguntas, estava muito desenvolto” – Ana Flor, comentarista da GloboNews, negando acusações de que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro teria sido coagido em seu depoimento. A jornalista também teria achado muito estranho que Anne Frank tivesse tempo pra escrever em seu diário, se a situação estava tão ruim assim. 

“A ele se referindo com palavras de ultrage [sic]” – Paulo Gonet, Procurador-Geral da República, em texto de denúncia contra Jair Bolsonaro enviada ao STF. Um verdadeiro ‘jênio’ da raça. 

“Todas as pessoas têm direito à presunção de inocência. Se eles provarem que não tentam dar golpe e matar o presidente, eles ficarão livres” – Lula, reagindo à denúncia contra Jair Bolsonaro. É compreensível que o Lula tenha dificuldade em entender o conceito de inocência, dada a ausência de familiaridade com a dita cuja. 

“Se Jair Bolsonaro realmente tentou dar um golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, quando estava na Disney, então os EUA foram cúmplices deste ditador sanguinário!” – Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PL-SP). Peraí, ele estava na Disney enquanto o povo tomava chuva e ia parar em cana? 

“Por que os conspiradores guardaram tantas provas contra si, tantos documentos, lista de nomes, planos impressos e minutas de golpe?” – Míriam Leitão, jornalista militante, criticando suposto amadorismo dos supostos golpistas denunciados. No tempo da Míriam, conspirador que se preze eliminava as provas e pedia exílio na França. 

“Não é um assunto dos brasileiros” – Davi Alcolumbre, presidente do Senado (União-AP), negando pautar a anistia aos presos do 8 de janeiro. Certíssimo, quem os brasileiros pensam que são para interferir nos assuntos do STF? 

“Bolsonaro confia na Justiça” – nota da Defesa de Jair Bolsonaro, afirmando acreditar que a denúncia contra o ex-presidente “não prevalecerá”. Apesar de seus passeios, o Bolsonaro já passou da hora de deixar de acreditar em contos de fadas.

“Toda vez que Bolsonaro se vê confrontado com a verdade, com os crimes que cometeu, ele se faz de vítima e tenta jogar a culpa nos outros” – Gleisi Hoffmann, deputada federal (PT-PR). Só falta agora começar a dizer que não sabia de nada e culpar a falecida pelos pagamentos sem recibo. 

Memória 

“E então começou a estratégia dos EUA de pressionar, sem parecer que estavam interferindo na eleição” – Raquel Krähenbühl, repórter da GloboNews, comentando esforços de autoridades americanas para influenciar as eleições brasileiras, em junho de 2023. É a primeira vez que eu vejo uma delação premiada preventiva.

Ari Fusevick é brasileiro não-praticante, escreve sobre filosofia, economia e política, na margem entre o inconcebível e o indesejável. Colabora com a Gazeta do Povo, Newsmax e New York Post. Autor da newsletter “Livre Arbítrio” e do livro “Primavera Brasileira“.

noticia por : Gazeta do Povo

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS