No domingo, os líderes da Hillsong Church, com sede na Austrália, anunciaram que a Hillsong San Francisco, sob a liderança dos pastores Brenden e Jacqui Brown, se separará da marca Hillsong e passará a ser administrada de forma independente, adotando um novo nome.
O anúncio foi feito por Phil Dooley, pastor sênior global da Hillsong, junto a Sam Lopez, pastor principal da Hillsong Califórnia, em uma transmissão remota. Ao todo, já são 11 igrejas que se desligaram da sede na Austrália.
“Após muitas orações e cuidadosas considerações, estamos anunciando que Brenden e Jacqui Brown assumirão a liderança da nossa comunidade em São Francisco como uma igreja separada, desvinculando-se assim da Hillsong Califórnia”, afirmou Dooley à comunidade da Hillsong Califórnia.
Ele também expressou: “Acreditamos que este é o momento certo. Esta é uma temporada emocionante para os Browns e para nossa igreja em São Francisco. Queremos expressar nosso amor por Brenden e Jacqui, e reconhecer sua dedicação, sacrifício e compromisso em pastorear e liderar a comunidade da Hillsong em São Francisco.”
Este anúncio marca a perda do 11º dos 16 campi da igreja nos Estados Unidos, após uma série de escândalos que surgiram durante a pandemia. Em novembro de 2020, o ex-pastor principal da Hillsong NYC, Carl Lentz, foi demitido por “problemas de liderança” e falhas morais, incluindo infidelidade à esposa, Laura.
Abusos relacionados à sua liderança foram abordados no documentário Hillsong: A Exposição de Uma Mega Igreja, transmitido pelo Discovery Plus.
Um relatório vazado mostrou acusações de abuso na Hillsong NYC durante o período de Lentz, incluindo alegações sobre a gestão inadequada de interações sexuais consensuais e não consensuais entre líderes da igreja e membros da congregação, voluntários e até mesmo não frequentadores.
Em sua fala para a comunidade da Hillsong Califórnia, o pastor Lopez revelou que a separação da igreja de São Francisco vinha sendo discutida há cerca de dois anos. Ele destacou que os Browns estão apenas seguindo o chamado de Deus em suas vidas, com uma “nova visão”, e que a separação conta com a bênção da Hillsong. Lopez e os Browns informaram que, na próxima semana, será revelado o novo nome da igreja.
“Nas minhas conversas com algumas pessoas da nossa igreja, estou começando a perceber que isso não é muito comum… O tom que continuo recebendo é algo como, ‘Então, o que aconteceu?’ E deixe-me esclarecer, nada aconteceu”, insistiu Lopez. Ele destacou ainda: “Temos um casal incrível lá. Eles têm uma visão para isso. Deus os chamou. Deus pediu que eles dessem um passo de fé. Estamos apoiando 100% e vamos seguir em frente. Isso resume tudo.”
Lopez também relatou que, em resposta a essa separação, muitas pessoas questionam se algo extraordinário ocorreu, ao que ele responde: “Isso é exatamente o que aconteceu. Essa é a verdade completa. Estamos apenas empolgados. Parte do meu trabalho não é acumular poder ou construir um império. Meu trabalho é ver nossa equipe seguir o chamado de Deus.”
Em uma publicação no Instagram, os líderes da Hillsong San Francisco, que atuam na rede de megaigrejas evangélicas há 24 anos, anunciaram que buscarão “algo novo e cheio de propósito”. “Deus tem sido fiel em cada passo da nossa jornada, e acreditamos que Ele está nos guiando para algo novo e cheio de propósito. Embora nosso nome esteja mudando, nosso coração permanece o mesmo — amar as pessoas e conectá-las a Jesus”, escreveram os líderes.
A mensagem também expressou gratidão à comunidade da Hillsong Church, que, segundo os líderes, foi fundamental para a base da nova fase da igreja. “Somos muito gratos à nossa família Hillsong Church, cuja fé e investimento lançaram a base para esta próxima temporada. Agradecemos especialmente aos nossos pastores seniores globais Phill Dooley_ e Lucinda Dooley, aos pastores líderes da Califórnia Sam Lopez e Courtney Lopez, e ao Conselho Global por sua liderança, amor e apoio”, concluíram.
O anúncio também convidou a comunidade para o próximo domingo, quando será revelado o novo nome da igreja e a visão para o futuro: “Mal podemos esperar para entrar nesta nova temporada juntos”, finalizaram, de acordo com informações do portal The Christian Post.
FONTE : Gospel Mais