No final da manhã deste sábado, os três reféns já estavam em solo israelense, onde devem encontrar suas famílias. Trupanov, Dekel-Chen e Horn foram sequestrados do kibutz de Nir Oz no ataque do grupo Hamas de 7 de outubro de 2023.
Do total das 251 pessoas tomadas pelo grupo armado neste dia, 70 seguem em cativeiro na Faixa de Gaza. Segundo o Exército israelense, ao menos 35 reféns morreram durante quase um ano e meio de guerra no enclave palestino.
369 prisioneiros palestinos
Mais de dez ônibus transportando palestinos também deixaram na manhã deste sábado a prisão de Ktziot, no sul Israel. Alguns veículos já chegaram a Ramallah, na Cisjordânia, onde os ex-prisioneiros foram recebidos por uma multidão emocionada. Segundo a ONG Crescente Vermelho Palestino, quatro ex-detidos tiveram de ser hospitalizados.
Durante essa primeira fase do acordo de cessar-fogo, 19 reféns isralenses foram libertados pelo Hamas em troca de 765 palestinos presos por Israel. Essa estapa deve ser finalizada com a entrega total de 33 pessoas mantidas em cativeiro na Faixa de Gaza contra a libertação de 1.900 detidos em prisões israelenses.
As operações deste sábado ocorreram sob forte tensão, após declarações polêmicas do presidente americano, Donald Trump, e acusações mútuas entre Israel e o grupo Hamas de violação do acordo. O Egito e o Catar, mediadores do compromisso junto com os Estados Unidos, tiveram de intensificar os trabalhos de negociação nas últimas horas para apaziguar os ânimos entre as duas partes e permitir que as trocas de reféns israelenses por palestinos ocorressem.
noticia por : UOL