No extremo sul da Costa Rica, Pavones se destaca como um dos principais destinos para surfistas em busca de ondas de longa duração. Além do reconhecimento no cenário do surfe, o local também tem sido marcado pela atuação do grupo “Christian Surfers”, que busca conectar a comunidade do surfe à fé cristã por meio de atividades na praia e distribuição da “Bíblia dos Surfistas”.
Os líderes do movimento explicam que o objetivo não é promover conversões em massa, mas oferecer um espaço de acolhimento e companheirismo para aqueles que compartilham a paixão pelo mar.
“Quando você fala para os surfistas irem à igreja, eles imaginam bancos, vitrais e órgãos. Não estamos tentando fazer proselitismo em massa, mas queremos ser irmãos deles, amá-los, surfar com eles. Muitos estrangeiros buscam experiências espirituais com a ayahuasca, mas por que não encontrar o Senhor no mar?”, afirmam.
A iniciativa parte do entendimento de que o surfe representa uma subcultura com valores e experiências próprias, o que faz com que a abordagem tradicional da igreja nem sempre alcance esse público.
A proposta dos “Christian Surfers” é apresentar a espiritualidade cristã de forma acessível e relevante, relacionando a conexão dos surfistas com a natureza a um caminho de fé.
O movimento, que conta com aproximadamente 175 filiais em mais de 35 países, incluindo Japão, Noruega e Estados Unidos, expandiu recentemente sua presença na Costa Rica. Em Pavones, a rua principal recebe o nome de “Perfect Waves” [Ondas Perfeitas], em referência às condições ideais do local para o surfe.
A atuação na região tem entre seus principais responsáveis o norte-americano Chandler Brownlee. Ex-ministro batista, Brownlee, de 52 anos, é natural da Flórida, pai de três filhas e entusiasta da vida selvagem.
Ele reforça a proposta do movimento ao afirmar que a busca pela onda perfeita nem sempre resulta em satisfação plena. “Mesmo que você pegue a onda perfeita, pode se sentir vazio por dentro. E isso abre uma oportunidade para Deus entrar.”
Origem e desafios
O “Christian Surfers” foi fundado na Austrália no final da década de 1970 com o objetivo de combater a discriminação que surfistas cristãos enfrentavam tanto dentro das igrejas quanto no ambiente do surfe. O grupo buscava reduzir o preconceito contra surfistas – frequentemente associados a um estilo de vida alternativo – e, ao mesmo tempo, aproximar essa comunidade da fé cristã.
Para isso, o movimento adota cinco pilares estratégicos: conectar, discipular, servir, fazer parcerias e equipar. Além das interações presenciais, um devocional semanal é enviado aos integrantes da comunidade de fé. O lema do grupo resume a proposta: “Juntos Somos uma Família e uma Missão”.
Os líderes do movimento incentivam a participação de novos membros e reforçam a importância da missão, informou o Evangelical Focus.
“Nós convidamos você a se juntar a nós em uma busca vitalícia de construir o Reino por meio deste chamado muito especial de Surfistas Cristãos. Temos a oportunidade de ajudar a transformar vidas de uma forma eterna, e você tem o poder dado por Deus para adicionar combustível a este fogo… para compartilhar o amor de Jesus com cada surfista e cada comunidade de surfe!”, destacam.
FONTE : Gospel Mais