11 de fevereiro de 2025 - 13:38

Abalado pela violência, Equador espera eleição apertada; conheça candidatos

Eleição deste ano é protagonizada pelos mesmos políticos da última corrida presidencial, em 2023. Em meio a um processo de impeachment, o presidente da época, Guillerme Lasso, dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleições antecipadas no país – que terminaram com o candidato Fernando Villavicencio morto com três tiros.

A partir disso, assumiram a liderança Luisa Gonzalez, de centro-esquerda, e Daniel Noboa, de centro-direita, que levou a presidência no segundo turno. ”Essas eleições vão ser uma continuação das eleições do segundo turno de um ano e meio atrás. Isso indica que o Equador ainda está parado no mesmo patamar da disputa política e agora vai ser mais um round disso”, entende Thiago Rodrigues, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além de Noboa e González, outros 14 candidatos estão no pleito. Estes, porém, não têm chances de avançarem a um segundo turno, segundo as pesquisas.

Noboa, que busca a reeleição, lidera com uma intenção de voto de 36,1% contra 33% de Luísa González. Os dados são da pesquisa Comunicaliza, realizada no final de janeiro, com entrevistas com 5.200 pessoas em 24 províncias do país. O terceiro lugar, ainda pouco competitivo com 2%, é do ativista e líder indígena Leonidas Iza.

Segundo analistas, com o país em crise, a população equatoriana tende a escolher o candidato que tiver o discurso mais duro de combate à violência. A violência do crime organizado transformou nos últimos anos o Equador, que era considerado uma ilha de paz em relação a Colômbia e Peru, em um dos maiores produtores mundiais de cocaína.

A população está muito exausta dessa questão da violência do narcotráfico. Por isso, está se inclinando a um candidato que tem um discurso mais duro, mais pesado de combate ao crime. Há a ideia de que precisa ter uma mão forte do Estado para acabar com esse problema, porque querem voltar a viver normalmente. Flavia Loss, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Fespsp

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS