Mais de um milhão de pessoas usaram cocaína pelo menos uma vez em 2023 na França, quase o dobro de 2022, de acordo com os últimos dados disponíveis do Observatório Francês de Drogas e Tendências de Vício (OFDT).
Segundo especialistas, o aumento da cocaína na França se deve a uma “explosão na produção” na América do Sul, a uma “saturação” do mercado americano e a uma “democratização do consumo” na Europa.
Em 2024, as autoridades apreenderam 53,5 toneladas de cocaína, um aumento de 130% em relação ao ano anterior; mais de 9 milhões de comprimidos de ecstasy e MDMA (+123%) e 618 quilos de anfetaminas e metanfetaminas (+133%).
Os números da cannabis caíram (101 toneladas apreendidas, -19%), de acordo com dados publicados nesta quinta-feira. As autoridades também apreenderam uma tonelada de heroína em 2024.
“É uma inundação, é um tsunami branco, especialmente em termos de cocaína e (…) devemos ser cautelosos”, disse Retailleau, destacando os números “recordes” em termos de apreensões.
Especialistas dizem, no entanto, que essas apreensões de drogas em larga escala têm pouco impacto no tráfico, pois representam apenas uma pequena proporção do que realmente entra e circula na França.
noticia por : UOL