Reprodução
Cantor sertanejo é o nome de oposição mais competitivo contra Lula, mostra pesquisa.
DO REPÓRTERMT
Em um cenário hipotético de segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) aparece com 35% das intenções de voto a pouco mais de um ano da eleição presidencial de 2026. Lula aparece com 41%.
A pesquisa do instituto Genial Quaest, divulgada nesta segunda-feira (03), mostrou que o cantor sertanejo é o nome mais forte de oposição a Lula nesse momento, com desempenho superior a nomes já conhecidos do eleitorado, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), Pablo Marçal (PRTB) dentre outros.
O cantor anunciou no início do ano o interesse em se candidatar à Presidência da República. Sem filiação partidária, Gusttavo é um dos nomes mais populares do segmento musical. Além de já ser conhecido por grande parte do eleitorado, beneficia o pré-candidato o fato de não ter histórico como político (nem positivo e nem negativo) e de ter uma história de superação, saindo da pobreza e se tornando um artista milionário.
O levantamento traz quatro cenários de primeiro turno. Em todos eles, lidera o presidente Lula, com desempenho estimado entre 28% e 33% das intenções de voto. Já Gustavo Lima tem um desempenho que pode variar entre 12% e 18% a depender dos nomes que aparecem no levantamento. Veja o quadro detalhado abaixo.
A pesquisa ouviu 4,5 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com um índice de confiança de 95%.
Reprodução
Reprodução
FONTE : ReporterMT