3 de fevereiro de 2025 - 18:02

França e Índia organizam em Paris grande evento de IA; ChatGPT anuncia nova ferramenta

O CEO da OpenAI, Sam Altman, seu colega da empresa rival Anthropic, Dario Amodei, bem como o chefe da start-up francesa MistralAI, Arthur Mensch, estão entre os convidados.

Também devem participar Demis Hassabis, ganhador do Prêmio Nobel de Química que dirige a DeepMind, subsidiária de inteligência artificial do Google, e Daron Acemoglu, ganhador do Nobel de Economia, além de líderes da startup alemã de IA Aleph Alpha, Accenture, Mozilla e Signal.

No âmbito diplomático, espera-se a presença de representantes de “altíssimo nível” dos EUA e da China, de acordo com a presidência francesa. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, bem como o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmaram presença.

Ondas de choque no setor

Recém-empossado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um acordo com os principais participantes de IA do país, bem como com os principais investidores, para financiar um gigantesco investimento de US$ 500 bilhões, com o objetivo de desenvolver centros de processamento de big data e IA generativa ainda mais avançada.

Mas a China sacudiu o setor dias depois com o DeepSeek, uma IA generativa que é muito mais barata do que suas rivais americanas. O chatbot, capaz de superar o OpenAI em alguns cálculos, causou um terremoto nos mercados de ações e a queda de ações sólidas de tecnologia.

noticia por : UOL

Ouvir Band FM

--:--
--:--
  • cover
    Band FM 99.3

LEIA MAIS