O chavista foi chefe de campanha de Maduro e integrou durante anos seu gabinete ministerial. Também foi vice-presidente do falecido Hugo Chávez.
Após a sua ratificação, o líder legislativo renovou o convite a Maduro, que ocupa o poder desde 2013, para tomar posse na próxima sexta-feira e iniciar seu terceiro mandato consecutivo (2025-2031).
Juntamente com Rodríguez, Pedro Infante e América Pérez foram ratificados como vice-presidentes da câmara. Novas eleições legislativas estão previstas para este ano, em data a definir. Também estão programadas eleições para prefeitos e governadores.
“Nós nos vemos nas ruas, nas esquinas, no bairro. No dia 10, prestamos juramento pela Venezuela”, publicou hoje Maduro nas redes sociais, convocando manifestações chavistas.
O governante de esquerda foi proclamado reeleito pela autoridade eleitoral com 52% dos votos, sem que uma contagem detalhada tenha sido publicada até o momento.
A oposição reivindica a vitória de González Urrutia e publicou em um site cópias das atas eleitorais. O opositor, que se exilou na Espanha em setembro, prometeu retornar à Venezuela para a posse em 10 de janeiro. Ele faz um giro internacional por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Panamá e República Dominicana.
noticia por : UOL