Na vida política desde 2016, a caminhada de Caio Cezar Cordeiro de Almeida, candidato à câmara dos vereadores por Várzea Grande pelo Partido Liberal (PL) , iniciou na juventude participando de movimentos estudantis, momento em que lutou pelo passe livre dos estudantes da rede pública.
Formado em Jornalismo, em paralelo a política, atua como repórter de TV e radialista, trabalho pelo qual ficou conhecido como o “Varão da tv”. Aos 27 anos e casado, filia-se ao PL, partido de direita conservadora, por identificar que estão do mesmo lado, lutando por objetivos semelhantes.
A trajetória política do candidato não acontece por acaso ou sem qualquer envolvimento prévio, começando como líder de sala, já atuou no grêmio estudantil e do conselho deliberativo da comunidade escolar, foi suplente de vereador em sua primeira eleição, 2016 com 737 votos pelo partido PRP.
No ano de 2020, apesar dos votos expressivos, 1.212 pelo partido PSC, o jornalista não conseguiu a vaga na câmara. Mas, a derrota nas urnas não paralisou a sua luta e seguiu buscando por melhorias em sua cidade. No ano de 2023 o jornalista foi à Brasília e conseguiu mais de 7 milhões de reais em emendas para o, até então, deputado federal, Abilio Brunini. Da verba concedida, 3 milhões seria destinado para a criação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), segundo o comunicador esse não foi o destino do dinheiro. “Acontece que eles realocaram a verba para a UPA do Vila Ipase, para ampliar algo que já existe”.
Ao vereador, cabe o dever de fiscalizar o poder executivo da cidade, no caso, o Prefeito, além da elaboração de leis para o funcionamento ordenado do município. Entendendo qual a tarefa do cargo que propõe a ocupar, define que sua luta política sempre vai ser a fiscalização “Nosso maior foco é a fiscalização, entendemos que hoje o vereador não asfalta rua, não constrói posto de saúde e nem UPAs”, afirma Caio.
A cidade sofre com a falta d’água a mais de 25 anos, algumas hipóteses são levantadas e entre os causadores estão, além das causas climáticas e poluição dos rios, a falta de investimento do dinheiro público torna-se um agravante para a falta do abastecimento nas casas dos moradores “Sofremos com isso, tem vezes que ficamos até 6 dias sem receber água”. No ano de 2021 foi aprovado um empréstimo que tinha como destinado diversas áreas e uma delas seria a construção de uma estação de tratamento d’água, o candidato, no entanto, questiona a falta da apresentação de um projeto definitivo e afirma que problemas como esse seriam resolvidos com uma câmara atuante, pronta para fiscalizar o destino de verba pública.
Alinhado ao partido da direita conservadora, o Cristão revela que dois motivos levaram para migrar ao PL, o primeiro por questões ideológicas e o segundo por não apoiar o atual governo. “Sabendo que o PL lançaria uma candidata que defende nossos princípios, decidi que era o momento de me unir a eles para trocar a atual gestão”. O Partido Liberal tem como representante na disputa pela prefeitura a Advogada Flavia Moretti “Considerando que somos cristões e levantamos as mesmas bandeiras, estou apoiando Flavia para mudar a atual gestão”.
Várzea Grande, hoje governada por Kalil Baracat teve alguns avanços como a construção da ETA da Barra do Pari e mais de 250km de novos asfaltos, no entanto, o radialista não considera que estas sejam melhorias reais “É tudo marketing, faço um desafio, espera passar o período de chuva que nos vamos ver a qualidade desse asfalto, as ruas tem boca de lobo para o escoamento de água? No período de chuva todos estes erros vão aparecer”, completa ainda dizendo que nas ruas Peru e Urubupunga o asfalto já está cedendo “Não houve planejamento e desmoronou tudo, ou seja, fizeram sim, mas não tem qualidade alguma”.
Enquanto jornalista e comunicador, o varão da tv reconhece o poder que a comunicação possui e investe muito na sua campanha online, no Instagram. Possui mais de 25 mil seguidores, mas, não considera que este seja o único caminho para a vitória. O foco é tanto na campanha online quanto na campanha nas ruas, “O candidato que só foca no presencial, vai perder muito se esquecendo das redes sociais e o contrário é mesmo”. Para movimentar as redes sociais foi necessário montar um time de voluntários que acreditam no potencial do candidato, mas as redes sociais não se limitam apenas no uso especializado para impulsionar os números.
A privatização do DAE, para o ex-suplente não é um assunto complicado de solucionar, defendendo que a prefeitura deve apresentar um plano de ação constando os valores do investimento e como será feito o mais rápido possível e, caso não funcione, “Que privatize, mas que tenha água“, disse ele.
Inconformado com a representação na câmara, Caio diz sentir-se motivado a fazer política para retirar os vereadores que não contribuem para o crescimento da cidade.
“Vejo que muitos que estão para nos representar não atuam como deveria, usam a política para se auto beneficiar, não se preocupam com a comunidade, com o bairro ou com o próximo”. Citando Mahatma Gandhi, o candidato pretende ser a mudança que gostaria de ver no mundo.
Fonte: Jornal Centro Oeste Cultural